segunda-feira, 10 de maio de 2021

Vacinação das gestantes e puérperas inicia nova fase em Aracaju

Nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju inicia uma nova fase na vacinação das gestantes (em qualquer fase da gestação) e puérperas na capital. A partir de agora serão imunizadas as que têm a partir dos 18 anos, com e sem comorbidades.


A vacinação será realizada em dois locais diferentes. As mulheres que se cadastrarem pelo site VacinAju receberão a vacina da Pfizer, no Auditório Antônio Vieira da Silva Neto, localizado na Praça Dom José Thomaz, no bairro Siqueira Campos. Nesse caso, as gestantes e puérperas deverão apresentar o código de validação. O cadastro estará disponível a partir desta terça-feira, 11.

Já as que optarem pela imunização nas Unidades Básicas de Saúde não precisarão se cadastrar. Basta ir à UBS e receberão a dose da vacina da AstraZeneca.

 

A inclusão das gestantes e puérperas no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 se deu uma vez que a literatura médica tem apontado que as grávidas têm apresentado mais risco ao contraírem o novo coronavírus, podendo ter implicações na parte pulmonar, obstétrica, alguns casos com perda fetal, aumentando os riscos de complicações na cesariana e parto prematuro.

 

As gestantes e puérperas com comorbidades já vinham sendo imunizadas contra a Covid-19, agora a vacinação passa a abranger as que não possuem comorbidade, desde que tenham idade a partir dos 18 anos.

Beijos

Siga nosso Instagram @conversinhademae

Nenhum comentário:

Postar um comentário