terça-feira, 19 de maio de 2020

Doação de leite: que sobra para o seu bebê pode salvar muitos outros


A produção de leite humano em excesso – além do que é necessário para seu recém-nascido –, como acontece com várias mães, pode ser a salvação de muitos bebês que estão agora nas Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (UTINs) de maternidades de todo país. Ao invés desse leite em excesso ser descartado ou causar incômodos a essa mulher, ele pode ser doado. Hoje nosso pedido é um apelo para que todas as mulheres que têm essa produção de leite em excesso doem.

Pode até parecer pouco, mas, segundo o Ministério da Saúde, cada 300 mililitros (ml) de leite humano dá para alimentar, em média, dez recém-nascidos. Esse alimento é de fundamental importância para a sobrevivência de bebês prematuros, que não podem ser alimentados pela sua mãe. Dessa forma, suas chances de recuperação, ganho de peso e desenvolvimento da saúde são bem mais expressivas.

Toda mulher que estiver amamentando pode ser doadora. Para isso, basta ter uma produção além do que é necessário para o aleitamento do seu bebê, ser saudável e não utilizar medicamentos que interfiram na amamentação. E ela pode doar qualquer volume de leite que puder armazenar. Em Sergipe, os bancos de leite sempre necessitam de doadoras, pois o número normalmente está aquém do necessário.

Se você não está amamentando, também pode ajudar. Basta fazer doação de frascos de vidro, com boca larga e tampa de plástico. O recipiente é o adequado para o armazenamento do leite.

Seja como doadora de leite ou de frascos de vidro, você pode fazer contato com o banco de leite ou posto de coleta que estiver mais próximo de sua residência. Vou deixar aqui os contatos dos que existem aqui em Sergipe. Essa é uma causa que todos podemos nos engajar.

Banco de Leite Humano Marly Sarney
Rua Mato Grosso, José Conrado de Araújo
Aracaju/SE
79 3226-6335

Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel
Rua Jackson de Figueiredo, 401 Centro
Itabaiana/SE
79 3432-2500

Banco de Leite Humano Zóed Bittencourt
Rua Hipólito Santos, s/n Centro
Lagarto/SE
79 3631-2723

Posto de Coleta do Hospital Santa Isabel "Dr. Fernando Guedes"
Avenida Simeão Sobral s/n - Bairro Santo Antônio
Aracaju/SE
79 3212-4900


Beijos!

Siga nosso Instagram @conversinhademae

Nenhum comentário:

Postar um comentário