terça-feira, 8 de maio de 2018

Está chegando o Dia D



Que está difícil encontrar que não esteja ou não já tenha sido atingido por essa gripe que ronda a cidade. A mudança climática dessa época do ano ajuda – e muito! – para que isso esteja ocorrendo. Por isso prevenção nunca vai ser demais. A campanha de vacinação contra a gripe começou ainda no final do mês de abril e segue até o dia 1º de junho. Mas para facilitar a vida de quem trabalha durante a semana, justamente no horário em que as unidades de saúde estão abertas, no próximo sábado, dia 12, acontece o “Dia D” de mobilização para multivacinação, que tem também a finalidade de atualizar as cadernetas de vacinas, inclusive com a aplicação da dose contra a gripe.


A vacina contra a influenza é trivalente e protege contra três vírus: o H1N1, H3N2 e a influenza B. Estão no grupo prioritário de vacinação contra a influenza crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas no período de 45 dias após o parto, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

O número de casos tem crescido. No último informe epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, já tinham sido notificados 57 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Redobrar os cuidados nunca é demais:

• Cobrir o nariz e a boca com lenço, ao tossir ou espirrar, e descartar o lenço no lixo após uso;
• Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar.
• No caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool gel.
• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

E não esqueça de levar seu pequeno para vacinar. Dia 12, os postos estão abertos o dia todo para receber aqueles que forem se vacinar.



Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Nenhum comentário:

Postar um comentário