segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Vovós cada vez mais atualizadas

Tem um ditado que diz que quando nasce um bebê nasce uma mãe. Mas nasce também uma avó. Hoje em dia, elas estão cada vez mais presentes no dia a dia dos netinhos. Geralmente não são mais aqueles estereótipos de vovós velhinhas. Estão inteironas, antenadas, participativas, mas em uma coisa elas não mudaram. Ou melhor, em duas: na medida sem medida de amor que têm pelos netinhos e na experiência que carregam.


A pediatra Natascha Cabral relata que na vivência do consultório tem percebido que a avó é um apoio muito importante para a mãe e o bebê no início, mas também durante toda a vida das crianças. Segundo ela, já existem estudos mostrando que a presença das avós tem impacto na amamentação, no desenvolvimento infantil e até na saúde das mesmas. “Avós que têm contato próximo com netos são mais saudáveis, vivem mais, têm melhor desempenho cognitivo. Ou seja, é de extrema importância que as avós estejam presentes na criação dos netos e como pilar de apoio para as mamães”, disse.

No entanto, as vezes a diferença de gerações e o avanço acelerado da medicina acabam gerando alguns conflitos na hora dos cuidados da criança. Formas de mães e avós lidaram com situações do dia a dia no cuidado com o bebê podem causar algumas arestas. “Ao mesmo tempo que sabemos que existem muitos mitos, não podemos menosprezar a experiência e sabedoria que elas carregam”, disse a pediatra.

E foi pensando nisso que a equipe de pediatras do consultório Pediatria com Amor criou o “Treinamento de Vovós”, um curso que visa atualizar as avós sobre os cuidados infantis, para que elas possam ajudar mais seus filhos e netos. O curso será realizado no dia 16 de dezembro, das 14h às 16 horas, na Tortelli, no bairro 13 de julho. Segundo Natascha Cabral, a ideia é mostrar o que a medicina orienta nos dias de hoje e porquê, mas também ratificar o conhecimento delas, mostrando que muito das “coisas de antigamente” ainda são válidas. 

O curso será feito no formato de um chá da tarde informativo e muito divertido, com brincadeiras, prendas e brindes. Entre os temas abordados estarão a amamentação e cuidados com recém-nascido, alimentação infantil, comportamento, como brincar e estimular. As inscrições podem ser feitas através dos telefones 79 99110-3574 ou 3025-0227, no valor de R$ 50.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Nenhum comentário:

Postar um comentário