terça-feira, 20 de junho de 2017

Biblioteca Infantil oferece oficinas para a comunidade

A partir de julho, a Biblioteca Infantil inicia o projeto “Aprender & Capacitar” criado o com o objetivo de oferecer oficinas para professores, gestores de bibliotecas e espaços públicos, além de pessoas que trabalham diretamente com o público infantil. Os cursos buscam dinamizar atividades de incentivo à leitura através da contação de histórias, mediação de leitura, confecção de bonecos de fantoche, organização e formação de acervos entre outras atividades.


“Sempre tivemos a prática de realizar oficinas esporádicas na Biafa, e a pedido de algumas pessoas da comunidade, estamos retomando estas atividades através de um projeto maior. Isso porque, entendemos que uma das funções da biblioteca é oferecer os serviços que atraiam a comunidade, e a capacitação é um deles, tanto quando é voltado para crianças, quanto para os adultos que trabalham com crianças”, explicou a diretora da Biafa, Cláudia Stocker.

Neste primeiro mês serão oferecidas as oficinas de “Decoração com E.V.A  para espaços lúdicos”, “Contar histórias”, “Confecção de Fantoches com Meia” e “A contação de histórias para bebês e gestantes”. A participação nas atividades será mediante a Inscrição Solidária, sendo que em cada edição é solicitado à doação de algum material útil para o acervo da Biafa, a exemplo de brinquedos, tecidos de chita, lápis de cor, livros infantis, entre outros.

Ainda segundo a diretora, outros temas estão previstos para serem oferecidos pelo projeto nos próximos meses, como “Dinamização de bibliotecas e espaços culturais”, “Mediação de leitura como recurso incentivador” e “Confecção de bonecos com jornal”.  As oficinas temáticas disponibilizam de 15 a 20 vagas, com carga horária de 04 horas-aula, realizadas sempre aos sábados, tendo como ministrantes profissionais da área de educação, biblioteconomia, entre outros.

As inscrições para as atividades de julho já estão abertas, e devem ser realizadas on-line através do preenchimento de formulário no Facebook da Biblioteca: https://www.facebook.com/bibliotecapublicainfantil. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3179-1965, pelo e-mail biafa@cultura.se.gov.br ou na sede da Biafa  localizada na Rua Dr. Leonardo Leite SN – 13 de JULHO – Aracaju-Sergipe (Prox. Ao Ginásio Constâncio Vieira). Confira as oficinas agendadas:

CRONOGRAMA DE JULHO

08 de julho (Sábado)
Decoração com E.V.A para espaços lúdicos
Facilitador: Matheus Luamm (Artesão e Estudante de Letras)
Horário: 8h as 12h (Certificado 4 horas)
Inscrição: um brinquedo novo

15 de Julho (Sábado)
Contar histórias – encantar e incentivar a leitura
Facilitadoras: Claudia Stocker (Bibliotecária) e Sonia Kerner (Pedagoga)
Horário: 8h as 12h (Certificado 4 horas)
Inscrição: 2 metros de tecido Chita

22 de julho (Sábado)
Confecção de Fantoches com Meia
Facilitadora: Osaneide Rosa (Bibliotecária)
Horário: 8h as 12h (Certificado 4 horas)
Inscrição: 1 caixa de lápis de Cor com 12, 1 caixa de giz de Cera, 1 Cola Bastão grande

29 de julho (Sábado)
A contação de histórias para bebês e gestantes
Facilitadora: Luciana Celi (Professora e Contadora de Histórias) e Marize Silva (Professora e Contadora de Histórias)
Horário: 8h as 12h (Certificado 4 horas)
Inscrição: 1 livro para Bebês (Novo) Obs: será usado na oficina e depois doado para a Biblioteca

Muito bacana, não é, pessoal?

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Fonte: Ascom Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário