domingo, 7 de maio de 2017

Fuja das infecções do outono comuns às crianças

Semana passada, Sergipe sentiu, enfim, o gostinho de chuva nesse outono. Junto com ela não veio apenas um alívio – por menor que seja! – nas altas temperaturas. Essa mudança de tempo ocorrida nessa estação acaba aumentado a incidência de infecções, principalmente em crianças. É tosse pra cá, nariz escorrendo pra lá, uma molezinha aqui, uma febrinha ali... A gente sabe muito bem como é!

A pediatra Kércia Alcântara revela que isso acaba ocorrendo porque as pessoas ficam muito mais em lugares fechados e mais aglomeradas. Nas escolas, as crianças ficam em salas fechadas, assim como em casa! Vão mais aos shoppings, ficam mais na parte interna dos restaurantes e muitas vezes não há circulação de ar adequada devido à quantidade de pessoas no local.

“Tudo leva ao aumento da circulação de bactérias e vírus entre as pessoas. Se uma criança da sala adoece, caso esteja abafado ou mesmo em uso de ar condicionado, as outras crianças também podem adoecer”, disse a pediatra. Além disso, alertou ela, o ar mais frio e seco pode provocar o broncoespasmo, com edema das vias aéreas (brônquios) e o temido chiado no peito.

A médica revela que a temperatura baixa faz com que o nosso corpo produza mais secreção em vias aéreas para lubrificar. “Daí a importância de todos se vacinarem contra a gripe e evitar que mais vírus se disseminem”, ressaltou Kércia Alcântara. Até essa semana, pouco mais de 10% da população alvo da campanha tinha sido vacinada em Aracaju. Se você ainda não vacinou sua criança (maior de 6 meses a menor de 5 anos), ou se é gestante ou puérpera (até 45 dias após o parto) e ainda não foi tomar sua dose, anote aí: no próximo dia 13 será realizado o dia “D” de mobilização e, na data, todas as unidades estarão aplicando a vacina das 8h às 17h.

Alguns cuidados que se deve ter com as crianças nesse período:

- Confira se o cartão de vacinas está atualizado.
- Lave bem as mãos sempre.
- Se o seu pequeno está doente, espere que melhore para retornar à escola.
- Mantenha os ambientes bem ventilados.
- Evite bichinhos de pelúcia, almofadas, livros e tapetes de lã nos quartos.
- Evite contato com pessoas doentes.
- Prefira passeios ao ar livre do que em ambientes fechados.

- Evite proximidade com fumantes.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Nenhum comentário:

Postar um comentário