sábado, 1 de outubro de 2016

Política é coisa de criança, sim!

Esses últimos dias, e especialmente esse final de semana, em cada um dos municípios brasileiros, o clima que se respira é política. Independente das preferências de cada um, o fato é que esse foi o assunto que nos rondou nos últimos dias. Pensando em Brasil, esse foi o tema que deve ter estado presente em vários momentos em cada casa do país.

Embora possa parecer uma coisa de gente grande, as crianças acabam absorvendo e até se envolvendo com a política. E isso não apenas nas famílias ligadas à política partidária. Afinal de contas, cada pai e cada mãe é um cidadão, é um eleitor. E nesse momento político pelo qual o país passa é importante, cada vez mais cedo, fazê-las se envolver com a política, afinal de contas, ela está presente em cada momento de nosso dia a dia. Dela dependem nossa saúde, nossa educação, segurança, enfim, todas as políticas públicas que nos cercam.
Que tal aproveitar esse período de eleições municipais para conversar com as crianças sobre política, a importância que ela tem na vida de cada pessoa, inclusive (e principalmente!), das crianças, do voto, o que faz o prefeito, o papel dos vereadores, do presidente, dos governadores, dos deputados, entre tantos outros aspectos?

Uma boa ferramenta para abordar a política com as crianças e numa linguagem própria delas são os livros. Há algumas publicações no mercado sobre isso.

SUGESTÃO DE LIVROS:


Quem Manda Aqui?
André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo e Pedro Markun
Companhia das Letrinhas

O livro fala sobre as diversas formas de controle e poder, fruto de seis oficinas realizadas com crianças, em que foram compartilhadas, de uma maneira bem divertida, noções sobre modos de governar e tomar decisões. Ele não pretende dar respostas, mas convidar as crianças a pensar e levar o assunto para dentro de casa e para a sala de aula, refletindo sobre como as coisas poderiam ser.


A Democracia Pode Ser Assim
Editora Boitempo

A publicação se propõe a ser uma primeira abordagem à cidadania e a questões sociais, elucidando o que são as eleições, o papel dos partidos políticos e a importância do voto, dos direitos humanos e da informação para a manutenção das liberdades, tornando mais convidativos temas que de início podem intimidar crianças e adultos.


A Ditadura é Assim
Editora Boitempo

O livro mostra o funcionamento e os perigos partindo de exemplos simples, a fim de que as crianças compreendam os problemas existentes em um sistema político que privilegia uma única corrente de pensamento em detrimento das outras.


Meninos Sem Pátria
Luiz Puntel
Editora Ática

Essa obra da famosa Coleção Vagalume conta a história de Marcão e Ricardo, filhos de um jornalista perseguido por questões políticas, que foram forçados a deixar o Brasil. Através dessa narrativa, a criança e adolescente vão ter a oportunidade de conhecer a jornada de muitos jovens que tiveram de abandonar seu país por causa do regime militar, imposto em 1964.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Nenhum comentário:

Postar um comentário