segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Semana Mundial do Aleitamento Materno 2016 tem início focada na amamentação e sustentabilidade

E hoje tem início mais uma Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). Sete dias para massificar a importância do aleitamento materno para o bebê, seu desenvolvimento, a mamãe e também para o mundo! Sim, este ano, o tema da SMAM foca, justamente, a amamentação e a sustentabilidade. Para 2016, o tema definido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) para a Semana foi “Amamentação: Uma chave para o desenvolvimento sustentável”.

O tema faz uma reflexão sobre o aleitamento materno como instrumento para se ajudar a alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que governos de vários países do mundo se comprometeram em atingir até o ano de 2030.

Aqui em Sergipe, mais um ano, o blog Conversinha de Mãe está engajado nessa batalha em prol do aleitamento materno juntamente com a Sociedade Sergipana de Pediatria e outras parceiras incansáveis nessa luta. Termos uma semana de programação farta. As atividades da Semana do Aleitamento Materno serão realizadas em parceria com a Coordenação dos Cursos de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) e Universidade Federal de Sergipe (UFS), Hospital e Maternidade Santa Isabel, Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e apoiadores da amamentação, com apoio da Sociedade de Pediatria.

Para quem quiser acompanhar, basta ficar ligadinho:

Segunda, terça e quinta-feira – das 10h às 12h (Maternidade Santa Isabel)
Palestras nas alas da unidade sobre a importância do aleitamento materno

Quarta e sexta-feira – das 10h às 12h (Maternidade Santa Isabel)
“Arrastão da chupeta” - pediatras e enfermeiras percorrerão as alas da maternidade conversando com as mães sobre os prejuízos que a utilização da chupeta pode trazer, tanto no que se refere à amamentação quanto para a formação dos dentes e desenvolvimento do bebê.

Quinta-feira - Universidade Tiradentes (campus Farolândia)
- 8h30 (no auditório do bloco D) – Abertura da programação organizada pela Coordenação de Enfermagem, com a realização da “Hora do Mamaço”.
- 9h às 11 horas - Mesa-redonda com o tema “Amamentação na atualidade e seus desafios”, com a prof. dra. Rita Maria Rego e a presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), Lourivânia Oliveira.
- 11h – Abertura da sala lúdica, no Bloco E sala 21.
- 14h - Roda de Mães, na sala lúdica. Um momento de troca de experiências entre as mamães.
- 15h – Aula de relaxamento para gestantes e mães.
- 16h - Oficina de treinamento para mamães.
- 18h – Roda de conversa com o tema “Trabalho x maternidade”.
- 20h - Encerramento da programação do dia, com sorteio de brindes para as participantes.

Sábado – Shopping Riomar – a partir das 10 horas
Promovido pela equipe da Maternidade Santa Isabel, será realizada mais uma edição da Hora do Mamaço, quando as mães estarão lá juntamente com a equipe da maternidade dialogando com as pessoas que estiverem naquele centro de compras a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê, tanto para as crianças quanto para as mães e também para o meio ambiente, como diz o próprio tema da SMAM em 2016.

Atividades não faltam!!

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Nenhum comentário:

Postar um comentário