quinta-feira, 31 de março de 2016

Cuidados para manter longe o H1N1

Se a chegada do outono já acende o alerta para as doenças que vêm com as estações mais frias do ano, imagine a preocupação diante de um surto de H1N1? Pois é isso que muitas mamães, especialmente de São Paulo, têm vivido. O estado tem sofrido um surto da doença, também conhecida como gripe suína. O aparecimento de sintomas comuns também a gripes e resfriados já faz com que as pessoas fiquem apavoradas. Mas como diferenciar esses tipos de doença e, principalmente, como se prevenir delas? Alguns cuidados são essenciais para isso.

Os sintomas de resfriado, gripe e H1N1 são praticamente os mesmos: nariz entupido, coriza, dor de garganta, febre, dores pelo corpo e tosse. No caso da H1N1, a febre geralmente é alta, acima dos 38º, 39º, de início repentino, e a pessoa também apresenta também dor muscular, nas articulações, irritação nos olhos, falta de apetite e cansaço. O paciente também pode ter vômito e diarreia. Mas apenas um médico para poder fazer um diagnóstico mais preciso, até porque alguns casos podem se complicar e exigir até que a pessoa seja internada.

A vacinação é uma das melhores formas de proteção contra a gripe. Atualmente, a vacina contra a gripe já está disponível no calendário básico de vacinação do SUS, inclusive protegendo contra o vírus H1N1. No entanto é restrita a grupos com maior risco de contrair a doença, como crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, idosos com mais de 60 anos, e pessoas com doenças crônicas, como bronquite e asma. Fora desse grupo, apenas na rede particular.

Cuidados
Para manter longe seja a gripe, o resfriado ou mesmo a H1N1, alguns cuidados são fundamentais:

- Lave sempre e bem as mãos

- Não ponha as mãos na boca ao tossir. Ao fazer isso, você possibilita que o vírus se espalhe mais facilmente, pois a mão irá tocar outras pessoas e objetos

- Ao tossir, use o antebraço ou, então, um lencinho de papel

- Higienizar as mãos com álcool gel

- Não fique encostando as mãos na boca, no nariz ou nos olhos, coisa que a gente faz e nem percebe

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae



Nenhum comentário:

Postar um comentário