quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Entrevista: O vovô-escritor Augusto Bohana e os diálogos divertidos

O vovô e suas inspirações: Cauã e Rafael
A participação dos avós é cada vez mais presente no dia a dia dos netos. Eles se divertem de um jeito que parecem ter a mesma idade. Essa parceria e cumplicidade entre avós e netos dá gosto de ver e, com certeza, rende muitas histórias. Hoje, o Conversinha de Mãe traz uma entrevista com um avô que está documentando alguns desses maravilhosos momentos com seus netos. Augusto Bohana é bancário aposentado e recentemente lançou seu segundo livro, o “Crianças e seus diálogos divertidos”. Ele é praticamente uma sequência de sua primeira obra, “Conversas Divertidas de Netos”. São trechos de algumas daquelas pérolas que as crianças soltam quando menos a gente espera e que se não for documentado se perdem no tempo. Foi justamente esse o objetivo do Bohana ao escrever esses livros.

Nessa entrevista, ele nos conta mais sobre os livros, a vida de vovô e essa convivência com os netos Cauã e Rafael. Confiram:

- Carlos Augusto, conte-nos um pouco mais como surgiu a ideia do seu mais recente livro – “Crianças e seus diálogos divertidos”? O que o leitor vai encontrar nele?
Na verdade, a minha ideia era publicar apenas o livro que fiz em 2012, mas em função da quantidade de material disponível optei por publicar o segundo livro. Quem ler o livro “Crianças e seus diálogos divertidos” vai encontrar diálogos reais que as crianças propiciam aos adultos.

- Esse não é seu primeiro livro. Antes já havia publicado, em 2012, o “Conversas Divertidas de Netos”. O “Crianças e seus diálogos divertidos” é a continuidade desse primeiro?
Sim. Porém no primeiro livro havia apenas histórias de meus netos. No segundo livro fiz a inclusão de histórias que recebi de alguns leitores do primeiro livro citando fatos reais de seus filhos, sobrinhos e netos.

- Essa vida de avô é tão intensa e por isso inspira-o tanto a escrever?      
Verdade. As crianças tornam as vidas dos adultos muito intensa e os diálogos deles são incríveis. Geralmente fazemos o álbum do bebê durante o primeiro ano de vida falando sobre a primeira comidinha, os primeiros passos, etc. Mas, a partir da fala deles a diversão e a emoção aumentam, por isso acho importante anotar os diálogos deles para que possam se divertir com essas histórias quando crescerem.

- Bohana, você é pai de três filhos, hoje adultos, e um avô bem participativo. Como avalia a importância dessa participação mais ativa dos avós na vida dos netos e os benefícios disso para o desenvolvimento deles e da relação avô/neto?
Olha, creio que o envolvimento dos pais, tios e avós na vida das crianças é extremamente importante. Não devemos medir esforços para brincar, passear e participar das atividades escolares e esportivas deles. Temos que viver intensamente a vida com eles pois com certeza a presença dos adultos no dia a dia das crianças contribui muito na formação do caráter e da personalidade. Nós somos responsáveis pelos adultos que as crianças serão.

- Quais são os programas preferidos do vovô Bohana e seus netos?
Particularmente eu adoro jogar bola, tomar banho de piscina e ir para a praia com eles. Sei também que eles adoram.

- E já tem algum outro livro aí guardado ou sendo escrito com mais sobre esse universo do vovô?
Continuo anotando as histórias das crianças, mas minha intenção agora é publicar um livro contando histórias dos meus 35 anos de bancário.

Ah, ficou curioso para ler as histórias divertidas das crianças contadas pelo vovô Bohana, a dica é que o livro está sendo vendido com exclusividade no site da Editora Barauna. É uma excelente opção para presentear no Natal que se aproxima. O frete é único para qualquer quantidade. Para quem quiser conhecer um pouco do livro, é só conferir o book trailer 

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Nenhum comentário:

Postar um comentário