sábado, 21 de novembro de 2015

Agendinha Kids: como aproveitar melhor a ida ao museu

Bia em nossa última ida ao Museu da Gente Sergipana
O fim de semana chegou e uma boa pedida de diversão com as crianças e para toda família é uma ida ao museu. Esse tipo de passeio une descobertas, novos conhecimentos e muito aprendizado. Mas, para que o passeio seja melhor aproveitado, especialmente se for com crianças menores, um pouco de preparação e conversa com “pequenos desbravadores” é indicado. Na nossa Agendinha Kids dessa semana trazemos algumas dicas para isso e também as opções de museu que você pode visitar aqui em Sergipe. Se a criançada aí já saiu de férias, aproveite logo essas dicas. Se a folga das crianças for mais lá pra frente, deixe-as guardadinhas aí para o momento certo.

- Se o museu tiver site, mostre para ela antes o que vai poder encontrar lá. Deixe a criança com o gostinho de ver ao vivo tudo que é mostrado no site ou mesmo numa publicação em jornal, livro. Tenho certeza que seu pequeno ficará bem ansioso para ver de perto.

- Para começar, procure escolher um museu que tenha a ver com alguma curiosidade que a criança tenha ou, no caso de um museu temático, que ele tenha a ver, por exemplo, com um assunto que a criança tenha visto em algum assunto estudado em sala de aula.

- Normalmente, os ambientes dos museus são muito formais. Antes da visita, deixe isso claro às crianças. Atitudes como tentar tocar nas obras, falar alto, correr, brincar com estátuas ou objetos expostos devem ficar fora do roteiro da visita e as crianças devem saber disso antes. Em alguns museus, não é permitido fotografar. Então, em tempo de “epidemia” de smartphones, é bom esclarecer isso aos pequenos visitantes antes de saírem de casa.

- Se não der para ver tudo em um dia só, divida a visita ao museu em partes e deixe a criança com gostinho de quero mais. Em caso de um museu grande, divida a visita em parte I, II e III, por exemplo.

- Pense bem antes de tentar fazer esse programa com muitas crianças. Pode ser que você se empolgue e pense em agregar ao passeio, além dos filhos, sobrinhos, afilhados, aquele amiguinho ou amiguinha do peito do seu filhote, o filho do vizinho simpático. Pense bem! O passeio pode ser cansativo e as crianças todas juntas pode não dá o resultado esperado.

Agora, que tal saber as opções de museus que temos aqui em Sergipe e se programar? Confiram:

Palácio-Museu Olímpio Campos
Endereço: Praça Fausto Cardoso, s/n, Centro - Aracaju
Telefone: (79) 3198-1461

Museu da Gente Sergipana
Endereço: Avenida Ivo do Prado, nº 398, Centro - Aracaju
Telefone: (79) 3211-7174

Museu de Arte Sacra de Laranjeiras
Endereço: Praça Heráclito Diniz Gonçalves, 39, Centro – Laranjeiras (SE)
Telefone: (79) 3281-2486

Museu Afrobrasileiro de Sergipe
Endereço: Rua José do Prado Franco, nº 70, Centro - Laranjeiras
Telefone: (79) 3281-2418

Museu Histórico de Sergipe
Endereço: Praça São Francisco, s/n, Sítio Histórico da cidade - São Cristóvão
Telefone: (79) 3261-1435

Museu Arqueológico de Xingó
Endereço: Rodovia Canindé – Piranhas, Trevo da UHE ,  Xingó - Canindé do São Francisco
Telefone: (79) 2105 6448

Casa de Cultura João Ribeiro
Endereço: Rua João Ribeiro, s/n, Centro - Laranjeiras
Telefone: (79) 3281-1123

Beijos e bom final de semana!

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Nenhum comentário:

Postar um comentário