terça-feira, 11 de agosto de 2015

Organização: dicas de arrumação e limpeza dos brinquedos

Tenho certeza que não é só por aqui que quando as crianças terminam a brincadeira parece que passou um furacão. J-e-s-u-s, como é que conseguem espalhar tanta coisa? Até parece que brincam com um zilhão de coisas ao mesmo tempo. Com criança pequena em casa a gente encontra brinquedo em tudo que é canto. Outro dia até mostrei lá no Instagram os brinquedos que pularam da minha pasta do computador no trabalho.

Manter tudo arrumado, limpinho e organizado é mais uma das nossas tarefas. Mas a gente tem que ensinar as crianças desde cedo a ajudar nessa missão. Aqui em casa, como moramos em apartamento (ops, “apertamento”, como costumo dizer) os espaços são bem reduzidos e organizar a “brincadaiada” das meninas era uma história. Principalmente os de Rebeca. Ela gosta de brincar tanto na sala quanto no quarto dela (onde prefere ficar sozinha com os brinquedos).

No quarto ela tinha uma casinha onde guardava tudo, mas de tanto tirar e colocar os brinquedos a coitada desmantelou toda. Ela era de armação. Depois de pensar muito como faria para deixar os brinquedos organizados, de uma forma que ela mesmo pudesse arrumar depois de brincar, outro dia vi um modelo de móvel que achei bem legal.
A estantezinha que vem mantendo os brinquedos
organizados no quarto da ruivinha
A estantezinha de madeira tem espaços para colocar organizadores grandes de plástico. Amei de cara! Era o que eu precisava. Filha de marceneiro, copiei o modelo e passei para o meu pai fazer. O móvel quadrado comporta quatro organizadores. Optei pelo móvel branco e comprei as caixas plásticas coloridas, para dar uma alegrada no ambiente. Comprei os organizadores na Le Biscuit. Optei pelos com tampa, porque os brinquedos ficam mais protegidos.

Na hora de brincar, ela pede para alguém tirar a caixa que ela quer brincar. Depois da brincadeira, ela guarda, alguém tampa e põe de volta no móvel. Bem prático. A ideia é bem legal porque dá para separar os tipos de brinquedo por caixa e a própria criança já sabe onde estão. Até a divisão por cores ajuda nessa memorização de saber onde está cada coisa. Em cima, estou usando para colocar alguns livrinhos que ela gosta e aí pega quanto tem vontade de olhá-los. O que acharam?

Limpeza
Mas, além de arrumar, a limpeza dos brinquedos requer atenção especial. Cada material necessita de uma limpeza específica. Essa semana soube de um produto lançado pela Bombril, o Pratice Baby, específico para limpar brinquedos. Ainda não encontrei no supermercado, mas estou querendo experimentar assim que achar. O Conversinha de Mãe traz algumas dicas úteis apresentadas por Bruna Leal, do setor de marketing da Calesita Brinquedos. Com certeza elas irão ajudar nessa tarefa de manter os brinquedos limpos.
Pratice, uma mãozinha na hora da limpeza dos brinquedos
Brinquedos de plástico: higienizar com esponja e sabão neutro. Uma escova de dentes ajuda a limpar os detalhes. Para tirar o excesso de espuma, basta uma esponja umedecida e para secar, um papel toalha ou um pano seco. Alguns itens também podem ser deixados sob o sol, com o cuidado de não ficar por muito tempo. Caixas organizadoras de papelão ou plástico são ótimas para guardar esses itens.

Brinquedos grandes: para limpar, um pano seco com álcool. “Como as casas e os apartamentos são cada vez menores, os espaços para os itens grandes também são escassos. Por isso, a dica é encomendar gavetões sob medida com rodinhas que podem ser encaixados embaixo da cama. Ou, ainda, criar um cantinho em casa, na sala ou quarto, que pode virar uma brinquedoteca”, explica Bruna.

Brinquedos pequenos: o ideal é passar um pano com álcool para mantê-los limpos. Para guardar, caixas dão conta do recado. Todo o espaço do quarto pode ser aproveitado, inclusive embaixo do berço ou cama da criança.

Bichinhos de pelúcia: os ursinhos devem ser lavados a cada seis meses com água e sabão e secos à sombra. Dessa forma, se evita o surgimento de ácaros. As lavagens, inclusive, podem ser feitas à máquina (confira na etiqueta!). O mesmo procedimento pode ser feito com as bonecas de pano e as roupas de bonecas.

Dicas curiosas: para lavar na máquina, coloque cada bichinho dentro de uma fronha e dê um nó na ponta. Depois que eles já estiverem secos, coloque-os dentro de um saco plástico e deixe no freezer por algumas horas. Como os ácaros não resistem a baixas temperaturas, esse procedimento é bastante interessante.

Bonecos e bonecas: retirar o pó com espanador e pano seco. Os cabelos das bonecas podem ser lavados com detergente neutro e, em seguida, com algumas gotinhas de amaciante. Eles podem ser guardados em prateleiras no quarto da criança, junto aos bichinhos de pelúcia.

Brinquedos de banho: o ideal é secar os brinquedos após cada banho e deixá-los de molho com água e vinagre branco (meia xícara em quatro litros e meio de água) ou água sanitária (3/4 de xícara para quatro litros e meio de água) uma vez por semana. “Aquele mofo que aparece nesses brinquedos, se eles ficarem em contato com a água o tempo todo, é prejudicial para as crianças e pode ocasionar alergias ou doenças respiratórias”, comenta Bruna. Normalmente, esses brinquedos têm um buraquinho embaixo. Se for o caso dos que você tem em casa, esguiche a água interna várias vezes antes de colocá-los para secar. Para guardar, deixe dentro da banheira ou em uma caixa organizadora no cantinho do banheiro ou lavanderia.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Nenhum comentário:

Postar um comentário