quarta-feira, 29 de julho de 2015

Semana do Aleitamento Materno em Sergipe será aberta no sábado

No próximo sábado, dia 1, será aberta em Sergipe a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). Esse ano, a programação realizada pela Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosep) tem como tema “Trabalhar e amamentar, só basta apoiar”. O objetivo é chamar a atenção das mães e, principalmente, da sociedade para a importância do apoio para que as mães continuem amamentando seus bebês mesmo depois que voltarem a trabalhar, com o fim da licença-maternidade.


A programação será aberta com o evento “A Hora do Mamaço”, que pelo terceiro ano consecutivo é realizado em Aracaju. Várias mães estarão reunidas, no calçadão da rua João Pessoa (próximo às lojas Americanas), às 9 horas, amamentando simultaneamente seus bebês. O objetivo é levar a sociedade a refletir sobre o tema e sensibilizar para o apoio que é necessário para que a mãe continue amamentando.

Até o dia 7 de agosto, várias atividades serão desenvolvidas, com ações educativas, mesas redondas com debates sobre ajudar a mãe que trabalha e amamenta, com a participação de profissionais de diversas áreas. A programação conta com o apoio da Universidade Tiradentes (Unit), Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE), Associação Brasileira de Enfermagem Seção Sergipe (Aben/SE), blog Conversinha de Mãe e vários outros parceiros e apoiadores da causa da amamentação.

A presidente da Sociedade Sergipana de Pediatria, Glória Tereza Lopes, destaca os benefícios do aleitamento materno para o bebê. A pediatra ressalta que até os seis primeiros meses de vida o leite materno é o único alimento recomendado para o bebê. “O leite materno é o único e mais completo alimento para o bebê durante os seis primeiros meses. Depois desse período, a amamentação deve ser mantida, se possível até os dois anos de idade da criança, complementada com outros alimentos saudáveis”, afirmou.

Benefícios
Pesquisas mostram os grandes benefícios da alimentação. Recentemente, um estudo feito pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP constatou que, dentre outros benefícios do aleitamento, ele também é responsável por menores taxas de diarreia aguda, infecções do trato respiratório, otite média e outras infecções e a menor mortalidade de crianças por essas doenças. Os resultados dessa pesquisa mostraram ainda que crianças que não mamaram tiveram 2,6 vezes mais chances de ter diarreia.

Outro estudo realizado pela Universidade de Haifa, em Israel e divulgado recentemente revelou que crianças que receberam leite materno por pelo menos seis meses podem ter um risco menor de desenvolver leucemia na infância em relação àquelas que não foram amamentadas no peito. A leucemia é responsável por cerca de 30% de todos os cânceres infantis.

A Hora do Mamaço
Pelo terceiro ano, Sergipe participa da “A Hora do Mamaço”, evento oficial idealizado pela Comunidade “Apoio Materno Solidário” no Facebook com a ideia de organizar um evento anualmente, onde todas as mães, de todas as cidades e estados brasileiros, se reúnam para amamentar seus bebês simultaneamente. O objetivo é trazer à sociedade a reflexão e a discussão da importância do ato de amamentar e seus inúmeros benefícios para mãe bebê”. A Hora do Mamaço será realizado em dezenas de cidades brasileiras e também em Portugal e na Alemanha. Em Sergipe, A Hora do Mamaço será realizado em Aracaju e Itabaiana.

Confira a seguir a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Sergipe:


PROGRAMAÇÃO

01/08 – Abertura
Hora do Mamaço - Aracaju
Local: Calçadão da João Pessoa
Horário: 9 horas

Hora do Mamaço - Itabaiana
Local: Praça Chiara Lubich
Horário: 15 horas

03/08 – Mesa-redonda Multiprofissional
“Amamentar e trabalhar: é possível conciliar”
Local: Auditório do Campus da Saúde (HU) da UFS
Horário: 8h30min

04/08 – Arrastão do Aleitamento Materno
Local: Alas do Hospital Santa Isabel
Horário: 10 horas

05/08 – Hora do Mamaço
Local: UNIT
Horário: 8h30min

06/08 – Arrastão do Aleitamento Materno
Local: Enfermarias da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Horário: 9 horas

07/08 – Encerramento - Mesa-redonda Multiprofissional
“Amamentar e trabalhar: só basta apoiar”
Local: Unit
Horário: 9 horas

Realização: Sociedade Sergipana de Pediatria
Apoio: Aché Laboratório, Unit, ABEN/SE e Coren/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário