terça-feira, 12 de maio de 2015

Prevenção: como evitar acidentes com queimaduras em crianças


O cuidado é fundamental para o ser humano, principalmente nos primeiros anos de vida. Faz parte do desenvolvimento da criança a curiosidade. Elas passam a maior parte do tempo explorando o desconhecido, gastando a energia dessa fase da vida para mexer, tirar do lugar, cheirar, tocar e colocar na boca qualquer coisa que desperte sua curiosidade. Os responsáveis pela criança, sejam eles os pais ou cuidadores, devem estar sempre atentos para evitar que esta inquietação natural se transforme em um acidente que coloque em risco a saúde da criança e de sua família. O Sistema Único de Saúde (SUS), no período entre 2013 e 2014, registrou mais de 15 mil casos de internações por queimadura em crianças com idade entre 0 e 10 anos.


Medidas simples do dia a dia podem proteger a criança contra queimaduras. Ao cozinhar, por exemplo, o ideal é manter as crianças em outro cômodo sob o cuidado de outro adulto. Dê sempre preferência às bocas da parte de trás do fogão e mantenha o cabo das panelas direcionados para o centro e não para fora. Existe uma trava para impedir que a criança consiga abrir o gás e a porta do fogão que pode ser utilizada. Fósforos, isqueiros e álcool não devem ficar ao alcance delas.

Os alimentos e bebidas quentes devem ser provados antes para serem servidos na temperatura adequada e colocados longe de crianças para evitar situações de escaldamento na hora das refeições. Quando as crianças ainda são muito pequenas, pode-se evitar o uso de toalhas de mesa compridas, evitando o risco de crianças puxarem e derrubarem objetos e alimentos quentes. Explicar atentamente o perigo dessas situações para a criança é fundamental para que ela entenda e respeite as normas da casa.

As queimaduras também podem ocorrer na hora do banho. A água deve ser testada com o dorso da mão ou com os cotovelos antes da imersão das crianças. Queimaduras por carga elétrica também podem ocorrer, por isso é importante não manusear objetos elétricos no banheiro ou na presença de água. As tomadas devem ser isoladas por protetores, esparadrapo, fita isolante ou serem escondidas por móveis para evitar que os pequenos encostem e recebam uma descarga elétrica.

É importante, também, estar atento com o ferro de passar roupas. Nunca deixe o aparelho ligado sem a presença de um adulto e, após utilizá-lo, lembre-se de deixar em um local que a criança não tenha acesso. 

O que fazer em casos de queimadura?
Caso ocorra alguma queimadura, é importante saber como agir em cada situação para não agravar o quadro. Se o acidente acontecer em virtude de líquidos, objetos quentes ou por químicos, lave o local atingido com água corrente em abundância, mas não utilize água muito fria ou gelo para evitar o agravamento da lesão ou causar hipotermia. Tire a roupa da criança e a envolva em um pano limpo e umedecido. Se a roupa grudou na pele por causa da queimadura, não tente removê-la. Retire pulseira, anéis, brincos, relógios e qualquer outro objeto que possa machucar a criança. Não colocar manteiga, clara de ovo ou misturas caseiras sobre a queimadura. Também não deve-se estourar as bolhas e evitar tocar a área do acidente.

Se a queimadura atingir os olhos, lave-os com água corrente e cubra com gaze umedecida. Em queimaduras por eletricidade, desligue a corrente elétrica imediatamente e não toque na pessoa atingida.

Em todo caso, a criança deve ser encaminhada ao atendimento de urgência e emergência e passar por avaliação de um profissional de saúde, que indicará o melhor tratamento para cada situação. Em caso de acidente grave, os responsáveis podem entrar em contato com Serviço de Atendimento Móvel - SAMU (192), que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Ele funciona 24 horas, todos os dias da semana e a ligação é gratuita.

Com todos esses cuidados, a chance de acontecer algum acidente por queimadura com nossos pequenos reduz bastante.


Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Ilustração: Lorelyn Medina
Fonte: Blog da Saúde*

* O Conversinha de Mãe é um Blog Amigo da Saúde

Um comentário:

  1. Olá blogueira, venho entrar em contato com você, para que dê uma olhadinha no nosso blog: http://blog.retratus.com.br/
    página no face: https://www.facebook.com/retratuslembrancas
    e site: http://loja.retratus.com.br/
    tudo de personalizado para você e seu filho. Espero que goste.

    ResponderExcluir