segunda-feira, 4 de maio de 2015

Começa hoje a campanha de vacinação contra gripe

Em todo Brasil começou nessa segunda-feira, dia 4, a campanha nacional de vacinação contra a gripe 2015. Esse ano, a meta é vacinar 39,7 milhões de pessoas até o dia 22. A vacina deve ser aplicada em crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.


No próximo sábado, dia 9, acontece em todo país o Dia D da campanha, quando os postos de saúde estarão abertos para que o público-alvo seja imunizado. A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.

Esse ano, o slogan da campanha é “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação” e reforça o conceito de proteção, além de explorar a imagem do escudo empunhado pelo Zé Gotinha, o personagem-símbolo da vacinação.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Então, todo mundo ligadinho no período de vacinação.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Nenhum comentário:

Postar um comentário