quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Vacinação contra HPV agora será a partir dos 9 anos

A partir agora do mês de março, a Saúde de Saúde de Aracaju vai passar a ofertar a vacina contra papiloma vírus humano (HPV) para as meninas com idade de 9 a 11 anos. A vacina, que é a forma mais eficaz de prevenção contra o câncer de colo de útero, vinha sendo ofertada nas Unidades de Saúde da Família apenas para meninas dos 11 aos 13 anos.

Conforme a coordenadora do Programa de Imunização da Saúde de Aracaju, Débora Moura, a ampliação da oferta é uma determinação nacional feita pelo Ministério da Saúde. “Quanto mais cedo se inicia a prevenção, melhor. O Ministério da Saúde orienta a oferta da vacina ainda no início da adolescência para garantir que maior parte da população possa ficar protegida”, explica, acrescentando que nos próximos dias a Saúde vai divulgar a data de abertura da vacinação nos postos.

Este ano, a Saúde vai trabalhar em parceria com as secretarias estadual e municipal da educação para que, durante as aulas, os professores orientem os alunos sobre os benefícios da vacina e a importância de se prevenir o câncer do colo do útero.

Outra preocupação é a necessidade de chamar meninas de 11 a 13 anos já vacinadas nas primeiras campanhas para retornarem às Unidade de Saúde e receberem a segunda dose da vacina. Débora Moura reforça que a Vacina contra o HPV só surte efeito após aplicação da segunda dose.

“Nos preocupa o fato de que até o momento apenas 50% das jovens vacinadas no Município retornaram para receber a segunda dose. Apenas com a primeira dose não acontece a imunização. A dose imunizante é a segunda. Conforme divulga o Ministério da Saúde, após a primeira dose, as garotas têm a capacidade de defesa contra o vírus aumentada em 20%.  Já com a segunda, a capacidade de defesa do corpo é elevada a cerca de 80%. A terceira e última dose funciona como um reforço, por isso a gente pede aos pais que levem sua meninas, entre 11 e 13 anos de idade para tomar a vacina”, explicou a coordenadora.

A vacina disponibilizada protege contra quatro subtipos do HPV, sendo dois deles responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Fonte e foto: Ascom/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário