quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Surto de sarampo na Disney preocupa viajantes e alerta para a doença

A notícia do surto de sarampo nos Estados Unidos, especialmente nos parques da Disney, na California, tem deixado preocupados turistas que estão lá ou com passagem comprada para embarcar para a terra do Mickey e sua turma. Informações das agências de notícias internacionais dão conta de que o surto já atingiu cerca de 70 pessoas, a maioria da própria Califórnia. A orientação é que turistas que ainda não tenham recebido a vacina contra a doença não vão até os parques, porque o sarampo é altamente contagioso. Somente a vacina tríplice viral protege contra sarampo, além de também prevenir a caxumba e rubéola.

Esses casos reacendem a importância de deixar as crianças vacinadas contra a doença. No Brasil, por conta das campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade por sarampo não chega a 0,5%. No mundo, em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença, de acordo com a OMS.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus e é uma das principais responsáveis pela mortalidade em crianças com menos de cinco anos, sobretudo as desnutridas e as que vivem nos países em desenvolvimento.

O sarampo é transmitido por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados. A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. Essa forma de transmissão é responsável pela elevada contagiosidade da doença.

Sintomas
O período de incubação dura entre 8 e 13 dias. Depois começam a aparecer os principais sintomas, com o aparecimento de pequenas erupções na pele de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias, com presença de catarro. Não existe tratamento específico para o sarampo, apenas podem ser combatidos os sintomas.

A doença torna-se mais grave quando atinge mães em período de amamentação, crianças desnutridas e adultos. Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacinação contra o sarampo faz parte do Programa Nacional de Imunização e é voltada para crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos).

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Com informações do Blog da Saúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário