segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Instituto Banese apresenta segunda edição do Natal da Gente Sergipana

O encanto e a magia do natal também são celebrados pelo Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, que no próximo dia 5, sexta-feira, iniciará sua programação especial. Manifestações tradicionais da cultura popular, teatro, música, feira e oficinas revelam o jeito do Museu da Gente de reunir sua gente e comemorar momentos especiais. A variada programação, que seguirá nos dias 10, 11 e 12, acontecerá no estacionamento do museu, será aberta ao público em geral e com acesso gratuito. O Natal da Gente Sergipana é uma realização do Instituto Banese, da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de Sergipe, com a promoção do Museu da Gente Sergipana.

E como acontece em todas as programações especiais realizadas pelo museu, a abertura do Natal da Gente Sergipana será marcada por um cortejo cultural pelo Centro de Aracaju. A intervenção na rotina do centro da cidade, levando as manifestações tradicionais natalinas da nossa cultura, contará com a participação dos grupos Reisado de Sabal, de Pirambu; Pastoril de Forges, de Japaratuba; e Guerreiro Vitória da Mocidade, de Aracaju. 

O significado religioso do natal será celebrado pelo Museu da Gente através do teatro. Nos dias 10, 11 e 12, às 19h, o público poderá assistir ao espetáculo ‘Tá Caindo Fulô: Auto do Deus Menino’. Produzida pelo grupo de teatro Imbuaça, a peça conta a história do nascimento de Jesus Cristo de forma lúdica e poética, utilizando elementos da cultura popular sergipana, nordestina e brasileira. 

A música também estará presente no Natal da Gente Sergipana através de diversos estilos. Do popular ao medieval, o intuito é proporcionar a harmonia entre o clássico e o contemporâneo numa proposta de manter viva as tradições e acolher o novo. No dia 10, às 16h, o público poderá prestigiar a música tocada pelas tradicionais Liras, através do show de lançamento do CD Liras Sergipanas, que contará com a participação das filarmônicas que compõem o CD. 

No dia 11, às 16h, será a vez da música de concerto tocada pelo Grupo Renantique com a apresentação da série ‘Patrimônio em Concerto’. No mesmo dia, às 20h, haverá apresentação do Coral Vozes do Banese, mantido pelo Banco do Estado. A programação desse dia será encerrada com o Concerto Natalino, às 20h30, da Orquestra Jovem de Sergipe, projeto desenvolvido com crianças e jovens do bairro Santa Maria.   

Ainda falando de música, no dia 12, às 20h, a Orquestra Sinfônica de Sergipe irá abrilhantar a programação através de Concerto Natalino com a participação especial da mestre de cultura popular Nadir da Mussuca e da banda The Baggios. Antes do concerto, às 16h, haverá oficina de Reisado, com Maurelina Santos e o Reisado da Mussuca, no átrio do Museu da Gente. Sem falar na Feirinha da Gente, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12, das 16 às 20h. 

A Feirinha da Gente é um espaço criado para a compra dos presentes para familiares e amigos, o que também faz parte das tradições do período natalino. A feirinha reúne artesãos e pequenos produtores que irão comercializar artigos tradicionais e contemporâneos oriundos de Aracaju e de diversos municípios sergipanos, reunindo em um único espaço a diversificada e talentosa arte sergipana.

Confira a programação completa:

Dia 05 (sexta-feira):
15h - Cortejo de Natal, com o Reisado de Sabal, Pastoril de Forges e Guerreiro Vitória da Mocidade 
Saída do Mercado Central, com destino ao Museu

Dia 10 (quarta-feira):
16h: Lançamento do CD Liras Sergipanas, com apresentação musical das filarmônicas
16h às 20h: Feirinha da Gente
19h: Teatro: TÁ CAINDO FULÔ: Auto do Deus Menino, do Grupo Imbuaça

Dia 11 (quinta-feira)
16h: Patrimônio em Concerto com o Grupo Renantique
16h às 20h: Feirinha da Gente
19h: Teatro: TÁ CAINDO FULÔ: Auto do Deus Menino
20h: Coral Vozes do Banese
20h30: Orquestra Jovem de Sergipe

Dia 12 (sexta-feira)
16h às 20h: Feirinha da Gente
16h: Oficina de Reisado, com Maurelina Santos e Reisado da Mussuca
19h: Teatro: TÁ CAINDO FULÔ: Auto do Deus Menino
20h: Orquestra Sinfônica de Sergipe, com participação especial de Nadir da Mussuca e The Baggios

Fonte: Ascom do Museu da Gente Sergipana

Nenhum comentário:

Postar um comentário