quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Campanha de vacinação: últimos dias

Para quem ainda não levou as crianças ao posto para vacinar contra a pólio e o sarampo, um aviso. Somente nessa quinta e sexta-feira a campanha de vacinação contra essas duas doenças estará acontecendo. O Ministério da Saúde não deve prorrogar mais o prazo, que já foi ampliado até o dia 12.

Devem ser vacinadas contra a poliomielite crianças com idade entre seis meses e quatro anos e 11 meses. Já contra o sarampo são imunizadas crianças de um ano até os cinco anos incompletos. No entanto, nesse caso, as crianças com histórico de alergia ao leite de vaca devem aguardar o chamado do Ministério para tomar a vacina, pois podem ter reações alérgicas a componentes do insumo.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% do público-alvo, que para a pólio são 12,7 milhões de crianças e contra sarampo, aproximadamente 10,6 milhões. Aliás, nesse último caso é a vacina tríplice viral, que, além de imunizar contra sarampo, protege a criança contra a rubéola e a caxumba.

O período da campanha de vacinação foi ampliado até agora, dia 12, justamente porque a cobertura vacinal estava baixa. É bom lembrar que é importante levar as crianças para vacinar contra a pólio porque o país está há vários anos sem ocorrência da doença, mas o vírus da poliomielite ainda circula em vários continentes e há, portanto, o risco dela chegar ao país. E no caso da tríplice viral, porque nos últimos meses têm sido registrados casos de sarampo em alguns estados do país, como Ceará e Pernambuco.

Então, não podemos descuidar. Vamos vacinar?

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Nenhum comentário:

Postar um comentário