sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Aniversário lindo, saboroso e sustentável. Sim, é possível!!!

Elaborar a festinha de aniversário dos filhotes é uma das tarefas mais deliciosas que as mamães (pelo menos a maioria!) têm. Eu mesmo amo. Dá trabalho, cansa (principalmente se for a gente que for colocar a mão na massa), pensa, pesquisa, escolhe, define, muda..., mas é uma delícia ver o resultado, ver a carinha de felicidade do aniversariante e dos convidados.

Mas confesso que uma coisa que tem me incomodado muito (e ainda não mudei isso, a começar das minhas festinhas :( ) é a quantidade de doces ofertada às crianças, além de refrigerante. Aí eu vi uma festinha feita pela mamãe Juliana Teixeira para a filhinha Fernanda e fiquei encantada.

Juliana é nutricionista e ela, melhor que ninguém, sabe o quanto não é saudável esses alimentos, principalmente para a criançada. Foi então que não perdi a oportunidade de trazer para vocês um pouquinho de tudo que ela fez. Espero que gostem e também se inspirem.

Nesse ano, a filha da Juliana completou três anos. O tema da festa foi “Piquenique” e ficou tudo lindo. Mas, o melhor de tudo foi que, além de lindo, estava tudo muito saudável, mas (antes que alguém faça cara feia) sem perder a cara de comida apetitosa que só festinha de criança tem. Brigadeiro de banana, docinho de abóbora com coco, biscoitinhos de batata doce e muitas frutinhas espalhadas pela mesa foram algumas das delicinhas servidas na festa.

Segundo Juliana, desde muito cedo somos induzidos a fazer a associação entre guloseimas e momento felizes, recompensas e comemorações. “Isto faz com que desde criança tenhamos a sensação de que comida boa e gostosa são as ricas em açúcar, gordura, corantes, etc”, disse.

Para ela, que é nutricionista, este comportamento acabará refletindo nas nossas escolhas e preferências quando adultos também, o que tornará muito mais difícil a manutenção de hábitos de vida mais saudáveis. “Então por que não incluir nas nossas festas e comemorações, principalmente nas festas infantis, frutas e outros alimentos saborosos e mais saudáveis”, indagou.
E assim a festa de Fernanda teve uma mesa linda e saudável para seus pequenos e grandes convidados. Nada de frituras, refrigerantes, guloseimas açucaradas e afins. Ao invés deles: brigadeiros de banana, docinhos de abóbora com coco, biscoitinhos de batata doce com cacau e batata doce com recheio de geleia caseira e frutas, muitas frutas. Entre elas, as maças mascaradas e bananas piratinhas, que não sobraram nenhuma, além de uvas no potinho.

As bananinhas piratas e as maçãs mascaradas fizeram o maior sucesso
Até o naked cake seguiu o mesmo caminho. Foi feito com massa de farinha de arroz, sem leite, com pouco açúcar e cobertura de goiabada, feito também pela Le Petit Sabores. A cara está óóóótima!!!!
Naked cake: lindo e saudável

Hora do parabéns: Fernanda, mamãe e papai
Juliana acrescentou que, quanto mais tarde a criança for exposta a doces, refrigerantes, salgadinhos e guloseimas, em geral menor será a chance de que elas gostem deste tipo de alimento. “E isto é sério! Em algum momento, por influência de outras crianças, ela conhecerá todas essas guloseimas, mas se não teve o hábito e se não experimentou estes produtos durante os primeiros anos de vida o mais provável é que não faça muita questão deles”, disse.
Scrap na parede para decorar...

...e espirais de EVA no teto
Decoração
Na decoração, Juliana também não costuma usar bexigas de borracha. Motivo: demoram muito para se decompor. “Ano passado usei pompons de papel seda e este ano usei uns espirais feitos com EVA pendurados no teto. Na parede atrás da mesa do bolo fiz umas flores de scrap”, contou.
Lembrancinhas da mesa dos convidados
Na mesa dos convidados foram usadas toalhas xadrez, já que o tema foi piquenique, e uma garrafa de vidro com um cata-vento. Amarrada à garrafa ela colocou uma cordinha com um recado e uma caneta colorida para as crianças. Juliana conta que a brincadeira era a seguinte: cada criança tinha que pedir um copo (que era de papel) ao garçom escrever seu nome ou fazer um desenho numa etiqueta branca colada em cada copo. O objetivo era que elas tentassem usar esse copo até o final da festa. Para os adultos, as bebidas foram servidas em copos de vidro. Ela usou pratos de papel para servir o bolo e garfinhos de madeira.

Cada criança recebeu como lembrancinha um kit plantio, com vasinho, semente, terra e instruções para ela mesmo plantar. “O mais legal foi receber das mães uma mensagem dias depois falando da reação dos pequenos quando viu aparecer as primeiras mudinhas”, disse Juliana.

Sempre nessa linha
A mamãe Juliana procura sempre fazer os aniversários da sua pequena dessa forma. No ano passado, que teve como tema “Pintando o sete”, o cardápio foi bem semelhante: brigadeiro de banana, picolé de frutas, bala de algas marinhas, sucos, água de coco, pipoca, salgadinhos de forno, bolo, salada de fruta (“mas teve brigadeiro comum também, pois ainda não tinha encontrado quem fizesse diferente e estava sem tempo para fazer em casa”, disse).

A lembrancinha foi uma lata (que peguei na empresa que trabalho) decorada, com tintas, pincel, lápis de cera, lápis de cor e desenhos para colorir. Já a festinha do primeiro aninho de Fernanda Juliana fez no berçário onde ela ficava. “Foi bem pequena, pois só tinham 10 crianças, bebês ainda, mas foi nessa linha também”, contou. Dá para acompanhar o trabalho de Juliana como nutricionista, voltada para esse público infantil, no seu perfil no Instagram (@plenusnutricao) e na sua página no Facebook (www.facebook.com.br/Plenusnutricao).

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Um comentário:

  1. Parabéns a nutricionista Juliana Teixeira pela iniciativa e brilhante ideia! Muito bom.

    ResponderExcluir