sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Segurança: cadeirinhas para crianças estão longe do ideal

A gente preza tanto pela segurança dos nossos pequenos, mas essa notícia me deixou preocupada. A Proteste realizou um teste com as cadeirinhas usadas por crianças no carro e verificou que elas precisam melhorar muito. Foram avaliados diversos modelos de cadeirinhas para bebês de 0 a 36 quilos. Infelizmente, nenhum chegou perto da nota máxima.

Na análise de impacto frontal, apenas três das 13 (das quais três não são vendidas no Brasil) se saíram bem: Burigotto Touring SE3030, Lenox Casulo e Galzerano Coccon, todas da categoria bebê-conforto. As dos outros grupos, somente o Bebe Confort Axiss (9 a 18kg) teve resultado aceitável, os outros produtos foram ruins.

No teste de impacto frontal, constatou-se que três cadeirinhas colocam a segurança das crianças em risco. Segundo a Proteste, houve grande deslocamento do boneco nos modelos Baby Style Cadeira 7000, Chicco Xpace e Galzerano Orion Master. Neste último, a parte traseira se rompeu perto do cinto de segurança da cadeirinha.
Na Baby Style 333, a presilha lateral quebrou, jogando o manequim bruscamente para os lados. Ocorreu muito movimento também com Chico Eletta e Nania Cosmo SP Ferrari.

Os analistas avaliaram que os resultados foram ainda piores no teste de colisão lateral, que ainda não é exigido pelo Inmetro para cadeirinhas vendidas no Brasil. A luta é para que ele seja incluído no país.

A única com proteção aceitável foi a Bebe Confort Axiss. Nos modelos Burigotto Touring SE 3030 e Lenox Casulo houve forte contato da cabeça do boneco com a lateral da porta. Os demais, ruins, tiveram um choque menos intenso. Para mais proteção, instale a cadeira no centro do banco traseiro, caso o carro tenha cinto de três pontos, pois o cinto abdominal não a prende com firmeza.

Verificou-se que a mais complicada de instalar foi a Baby Style 333, pelas dificuldades em passar o cinto pelos caminhos e ajustá-lo. Os resultados melhoraram ao colocar a criança na cadeirinha, em que Baby Style Cadeira 7000 e Galzerano Orion Master exigiram mais força para bebês mais pesados.

No site da Associação Proteste é possível acessar os resultados do teste e fazer uma comparação (http://www.proteste.org.br/carros/nc/noticia/cadeirinhas-para-criancas-estao-longe-do-ideal) entre os vários modelos de cadeirinha.

Apesar dos resultados nada animadores, é importante ressaltar que as crianças estão mais protegidas viajando nesses dispositivos do que fora deles e soltas no banco do carro.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae


Fonte: Proteste

Nenhum comentário:

Postar um comentário