domingo, 2 de novembro de 2014

Novembro dourado: mês de alerta para o câncer infanto-juvenil


Para o ano de 2014, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que quase 12 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes sejam descobertos em todo Brasil. Infelizmente, a cada ano o número da doença tem aumentado, talvez não por maior incidência, mas, felizmente, porque tem sido mais diagnosticada. Para que o diagnóstico seja cada vez mais precoce – o que tem uma importância fundamental no tratamento –, no dia 23 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil.


A data foi instituída no ano de 2008. E, para enaltecer o dia, a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), através das entidades associadas, promoverá o “Novembro Dourado”. Em Sergipe, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos), realizará uma série de ações para divulgar o combate ao câncer infantojuvenil.

O objetivo da campanha é alertar toda a sociedade para os sinais, sintomas e detecção precoce do câncer infantojuvenil. Além disso, a iniciativa também propõe estimular ações educativas e preventivas, sensibilizando a população para a causa da doença. Dos 11.840 novos casos de câncer em crianças e adolescentes estimados pelo INCA para o Brasil neste ano, 2.790 devem ocorrer apenas na região Nordeste. Até o momento, na Avosos já foram cadastrados 55 crianças e adolescentes. 

De acordo com a oncohematologista pediátrica da Avosos, Daniella Amorim, um dos maiores desafios para quem trabalha com o câncer infantojuvenil é o reconhecimento dos sinais e sintomas. “A criança ou adolescente com câncer ainda passa muito tempo para ser diagnosticado, pois os sinais e sintomas se confundem ao de outras doenças prevalentes na infância. O que trabalhamos é para que os pais e profissionais de saúde possam ficar atentos para qualquer prevalência de sintomas e encaminhe o quanto antes o paciente a um ambulatório de triagem”, alertou a médica.

Durante todo o mês de novembro, a Avosos realizará uma vasta programação para divulgação dos sinais e sintomas, além de distribuição de laços dourados. Visitas nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Ensino e empresas farão parte das ações desenvolvidas pela entidade. Ainda nas atividades, no dia 19 acontecerá o Dia do Doador, iniciativa voltada para os contribuintes, voluntários e parceiros da instituição.

Já no dia 26, acontecerá a 2ª edição do “Ciranda Interativa”, projeto que reunirá os pacientes que estão em tratamento oncológico e profissionais da instituição em um momento de integração. Para os dias 27 e 28 será realizado o VII Workshop de Combate ao Câncer Infantojuvenil com o tema central “Construindo Redes de Apoio para o Tratamento do Câncer Infantojuvenil em Sergipe”. E como grande novidade, o encerramento será no dia 30 com a realização da 1ª Corrida/ Caminhada Avosos Pela Criança com Câncer. O evento visa estimular a prática esportiva e ser mais uma forma de arrecadação para a instituição. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 79 3212 4700 ou através do site www.avosos.org.br.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae


Com informações da Ascom/Avosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário