quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Decoração: então já é (quase!) Natal

Já está chegando... A pouco mais de um mês do Natal, quem ainda não já começou a montar, deve estar pelo menos começando a pensar nos preparativos para a decoração natalina desse ano. As vitrines já estão uma fofura, com tanto vermelho, verde, dourado e símbolos que remetem a esse período tão esperado do ano.

O blog Conversinha de Mãe foi a uma loja de garimpar algumas novidades e dicas para você aproveitar esse momento ao lado das crianças. Afinal de contas, tem coisa que combina mais com Natal do que as crianças. Portanto, pegue elas, junte todo mundo e mãos à obra. Tenho certeza que sua decoração vai ficar m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a!!

Nessa composição Natal-crianças-data se aproximando, nada melhor do que contar os dias pra chegada do grande dia. Então, uma dica para deixar a casa nesse clima de contagem regressiva são os calendários temáticos natalinos. Nesse aqui, a própria criança pode ir marcando o dia com a bengalinha de doce ou então, nesse outro, mexendo nos números da data. “É uma contagem regressiva que se torna um momento de diversão, mas também de aprendizado para os pequenos”, observou Mirella Leite Souza, proprietária da loja de decoração Dona Mi.



Na hora de montar a árvore, a ajuda das crianças também é fundamental. E, claro, com certeza elas vão querer participar. Opções de bolas, adornos, enfeites é que não faltam. A ordem é deixar a imaginação tomar conta e ver o resultado de uma árvore que tenha a impressão infantil do Natal. “Esse ano temos uma infinidade de bolas e outros enfeites de árvore, como Papai Noel, flores, entre outras coisas, para deixar a árvore maravilhosa”, disse Mirella.

Uma novidade é o papel higiênico decorado com motivos natalinos. Com ele, a criança pode enrolar ao redor da árvore, ao invés de usar aqueles cordões de bolas ou festão, dando um ar mais infantil à tradicional árvore.
Já para quem tem pouco espaço dentro de casa ou tem criança pequena que está engatinhando ou dando os primeiros passinhos e sabe que, provavelmente, ela não deixará a árvore em pé e inteirinha até o Natal, a dica da Dona Mi são as árvores pequenas, de mesa, que podem ser colocadas num móvel ou aparador, para não deixar de dar um toque natalino à decoração de sua casa.
Mas pra quem quer fugir da tradicional árvore de Natal, Mirella Leite sugere uma estilizada. Ela mesmo montou uma assim para a primeira vitrine natalina da Dona Mi em 2014. Uma escada de madeira enrolada com pisca-pisca serve de base para as prateleiras que fazem as vezes de “galhos” da árvore e onde é colocada a decoração. Depois, é só ir colocando os enfeites: bolas, bonecos de Papai Noel e boneco de neve, bomboniere... “Esse ano optamos por uma vitrine mais lúdica, fugindo um pouco do tradicional e essa pode ser uma opção para quem também quer uma coisa mais descontraída.
Quem tem criança ou não em casa vai se encantar com esses Papais Noéis e bonecos de neve que têm pernas reguláveis. Aposto que vai ser o xodó da criançada, porque com eles os pequenos podem interagir. 
O símbolo mais religioso do Natal tem que ter um lugarzinho especial na decoração da casa. Aqui, a sugestão da Dona Mi é essa Sagrada Família em estilo provençal, bem delicada, com as anjinhas entoando louvores pelo nascimento do Salvador do mundo.
As guirlandas já dão as boas-vindas a essa data tão aguardada que é o Natal aos que chegam à sua casa nesse período. Para a mesa de jantar do natal, castiçais, velas, porta-guardanapos, arranjos de flores, enfim, uma infinidade de peças para deixar a mesa da ceia ainda mais charmosa e aconchegante na hora da confraternização familiar.

Então, mão à obra deixar a casa com aquela carinha, aquele jeitinho, aquele encanto que só o Natal tem.

Cuidados
Mas até para a montagem da decoração de Natal é preciso alguns cuidados, para evitar que aconteçam acidentes. O Conversinha de Mãe dá algumas dicas para que essa agradável tarefa não tenha percalços.

- Antes de instalar os piscas-piscas na árvore, certifique-se que eles estão em bom estado, bem como a fiação. Esse é um tipo de material que pode pegar fogo facilmente;

- Evite usar spray de neve em pó para decorar a árvore de Natal, por ser um material altamente inflamável e com isso ter poder de propagar o fogo rapidamente;

- Durante a ceia, mantenha as velas decorativas em locais visíveis e longe de outros itens inflamáveis. Além disso, quando estiverem acesas, não deixe crinaças ou animais próximo a elas sem supervisão de um adulto e sempre, sempre!, apague-as quando for dormir;

- Não sobrecarregue a iluminação da árvore de Natal em “benjamins” ou “Ts”. Na medida do possível, tenha a ajuda de um especialista em eletricidade, para evitar curto-circuito, o que seria muito perigoso, pelo fato de a árvore e seus enfeites serem feitos por materiais inflamáveis;

- Substituir os piscas convencionais por luzinhas de LED é uma ótima dica de economia, que pode chegar a 80% do valor gasto com relação à iluminação tradicional;

- Depois de montada a árvore, veja se ela está bem montada e estabilizada, sem risco de tombar ou num local em que alguém possa esbarrar nela e tombar. De preferência, deixe-a num canto da parede.


Ah, e quem já tiver com a decoração pronta ou em arrumação posta lá no Instagram com a hastag #NatalnoConversinhadeMãe pra todo mundo poder acompanhar. Vamos, vamos...

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

2 comentários: