quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Como preparar seu filho para a pré-escola

Foto: amrufm
Nessa época do ano, muitas mães já estão pesquisando sobre a primeira escolinha do filho. Além das matrículas começarem cedo, o primeiro dia da pré-escola pode ser assustador para crianças e pais. Alguns pequenos surpreendem e curtem a escolinha desde o primeiro dia sem olhar para trás. Outros, por mais que pareçam independentes e sociais, precisam ser preparados com um pouco de antecedência. E isso é natural, pois a pré-escola é a primeira experiência real sem os pais para a maioria das crianças.

Alguns educadores defendem que é preciso observar se o seu filho já está pronto para a pré-escola ou não. Mas muitas mães, por vários motivos diferentes, acabam precisando colocar seus pequenos na creche ou escolinha desde cedo. Por isso, seja qual for o seu caso, aqui estão algumas maneiras que vão ajudar a preparar o seu filho e o seu coração para o primeiro dia da escola:

Conheça a professora e a escolinha:
Se possível, leve seu filho para conhecer a professora e a escolinha antes das aulas começarem. Mostre entusiasmo e deixe a criança interagir com a professora e com as outras crianças, principalmente se forem brincar no parquinho. Ao saírem, relembrem juntos como a experiência foi divertida, mas encha seu filho de expectativas dizendo que ele vai ter que crescer um pouquinho mais para voltar lá. Assim, ele vai ficar esperando esse dia com ansiedade ao invés de receios.

Coleguinhas para brincar
O ideal é colocar seu filho na escolinha junto com crianças que ele já conhece, como vizinhos e parentes da mesma idade. Se isso não for possível, converse com a professora para fornecer uma lista das crianças que também vão começar a escolinha. Você pode entrar em contato com as outras mães e combinar um encontro no parquinho ou algum outro lugar para as crianças brincarem. Com certeza as outras mães vão gostar da ideia, pois as crianças ficarão felizes de encontrar amiguinhos conhecidos no primeiro dia de aula, tornando a experiência mais fácil para todos.

Pratique a separação
Muitas vezes os pais também precisam se preparar para a separação. Por isso, faça um treinamento: alguns meses antes do início da escolinha, deixe seu filho com alguém por uma ou duas horas. Repita algumas vezes para a criança aprender que você vai voltar para buscá-la e para diminuir sua ansiedade.

Mochila e lancheira
Uma boa maneira de incentivar a criança a gostar da escolinha, é levá-la para escolher a mochila e a lancheira. Ela vai se sentir no comando e vai gostar da experiência. Lembre-se apenas de verificar se a mochila e a lancheira cabem tudo que seu filho vai precisar. Dependendo da idade, a mochila deve conter fraldas, roupas, toalha, cobertor e até chupeta. Quando chegar em casa, guarde a mochila e a lancheira, e não deixe seu filho brincar com elas até o primeiro dia da escola. Isso vai criar ainda mais expectativas positivas na criança.

Senso de independência
Em muitas creches e pré-escolas a criança fica a maior parte do dia. Por isso é importante começar a ensinar o seu filho algum senso de independência. Assim ele vai se sentir mais no controle da situação e compreender melhor o que está acontecendo. Comece ensinando habilidades básicas para a criança, como arrumar o quarto antes de ir para a escola. Ajude a esticar o lençol da caminha ou a guardar os brinquedos e depois deixe que ela faça sozinha. Se a criança for pequena, ela pode ajudar a escolher o lanche. Dê a ela duas opções de frutas, por exemplo, e deixe que ela escolha o que quer levar.

Comunicação
Uma das partes mais importantes da adaptação à escolinha, é conversar com a criança. Explicar, contar histórias de como você gostava da escola no seu tempo e tornar a experiência divertida, é essencial. Mas seja franca, também. Diga que é normal sentir um pouco de medo, mas que sempre haverá adultos por perto para ela pedir ajuda a qualquer hora. Assegura a criança que você vai buscá-la em algumas horas ou depois de alguma atividade na escola, como por exemplo depois que a professora cantar uma música ou ler o último livro do dia.

Regra de ouro
Evite demorar na despedida. Trate a escolinha como algo normal e nem tão importante assim. Dê tchau e um abraço como qualquer outro dia e não permaneça na porta ou na escolinha. Assim, seu filho vai sentir que a escola realmente não tem nada de diferente e que você vai voltar logo para buscá-lo. Se a criança chorar, provavelmente vai parar logo depois que você for embora, pois estará com a professora e os coleguinhas para assegurá-lo e distraí-lo.

Mesmo preparando o seu filho com antecedência, lembre-se que vencer a ansiedade da separação e se adaptar à pré-escola pode ser gradual. Por isso, dê atenção redobrada para o seu filho quando estiverem em casa, sempre que possível. Converse, ouça o que a criança tem a dizer e aproveite para ficarem abraçados, lendo um livro ou brincando juntos. Mostre o quanto você está orgulhosa do seu bebê já estar indo à escola!

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Nenhum comentário:

Postar um comentário