quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Universo adolescente em pauta

 
Semana passada, estivemos participando do 13º Congresso Brasileiro de Adolescência que foi realizado aqui no Estado. Foi um evento muito importante que reuniu profissionais de várias áreas que trabalham com o público adolescente, desde médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, entre outros. Temas bem interessantes sobre a adolescência foram tratados durante os quatro dias de congresso.

Ao todo, mais de 500 pessoas participaram do evento e mais de 300 trabalhos científicos foram apresentados. Números muito expressivos e resultado gratificante, segundo atestou a presidente da Sociedade Sergipana de Pediatria, Glória Tereza Lopes. Temáticas sobre saúde, sexualidade, comportamento, adolescentes privados de liberdade, gravidez na adolescência, relacionamentos familiares foram alguns dos pontos tratados no Congresso.
Maria Stela Santana (que foi minha pediatra e é também
psiquiatra) falando sobre o adolescente e o sofrimento psíquico
Durante o 13º Congresso Brasileiro de Adolescência, os participantes também puderam conhecer iniciativas de inclusão social de adolescentes. Algumas apresentações nesse sentido foram realizadas. Uma delas foi o Projeto Crescendo na Música, realizado com crianças e adolescentes dos povoados Carrilho e Queimadas, localizados no município de Itabaiana (SE). Eram pequenos que trabalhavam no beneficiamento da castanha de caju e hoje não estão mais no trabalho infantil.

Pelo contrário. Através da música eles estão tendo sua vida transformada e transformando também a sociedade. “Achamos muito importante mostrar essas experiências exitosas, que mostram transformação de realidades e quanto o adolescente é protagonista de sua própria história”, destacou Glória Tereza.

Ainda essa semana vamos trazer uma matéria bem interessante feita lá durante o Congresso.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae          



Nenhum comentário:

Postar um comentário