sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Dicas e atividades para fortalecer o relacionamento entre irmãos

Foto: Daniel Pink
Toda mãe concorda que ter filhos é maravilhoso! Mas se você é mãe de duas ou mais crianças, também sabe que os desafios da maternidade adquirem aspectos bem diferentes neste caso. Um deles é fortalecer o relacionamento entre os irmãos. Como fazer com que eles se entendam e briguem um pouco menos, por exemplo? Ou como conciliar o relacionamento de irmãos com idades muito diferentes?

As brigas, a resistência em compartilhar ou os surtos egoístas são comuns no relacionamento entre irmãos. O bom é que eles também são capazes de ser os melhores amigos e arrancar sorrisos dos pais corujas quando se abraçam, dão risadas juntos ou viram parceiros de brincadeiras.
  
As dicas para fortalecer o relacionamento entre os irmãos não têm a pretensão de acabar com as brigas. Elas estão incluídas no pacote de dois filhos ou mais. Ao invés disso, a ideia das atividades é fazer com que existam mais dos momentos bons de amizade e parceria do que os de conflito. Nada mais são do que atividades que incentivam as crianças a serem companheiras, brincarem juntas e apreciarem a companhia um do outro.

1.      Competir contra os pais
A competição por si só não ajuda exatamente a fortalecer os laços entre irmãos. Mas reúna as crianças em algum jogo onde elas têm que competir contra a mamãe e o papai, e veja como seus filhos vão se unir rapidinho. As atividades físicas são ideais: pega-pega, esconde-esconde ou pistola de água. É a motivação ideal para os seus filhos trabalharem juntos e vencerem os adultos.

2.      Super Bagunça
Sabe aquelas brincadeiras que bagunçam a casa inteira ou sujam toda a cozinha? Pode ser construir um castelo com as almofadas do sofá, tomar banho de mangueira ou ajudarem a mamãe a fazer uma massinha caseira para brincarem onde quiserem. As crianças adoram atividades que parecem sair do padrão normal de arrumação da casa e a alegria geral supera qualquer conflito.

3.      Faça aniversários especiais
Não se trata de uma super festa ou brinquedos caros, mas fazer o dia do aniversariante especial. Seu filho pode escolher o que comer, as brincadeiras favoritas, jogos, atividades, qualquer coisa. A ideia principal é na verdade todos passarem o dia juntos e em família. Como o foco do dia é torná-lo especial por meio de atividades, brincadeiras e até comida, no fim das contas as crianças se envolvem e não sobra espaço para ciúmes ou discussões. Além disso, os irmãos sabem que terão um dia só pra eles também.

4.      Festa do Pijama
Uma ou duas vezes por ano, faça a festa do pijama. Leve os colchões para a sala, os livros de história, alguns biscoitos e deixe as crianças curtirem uma noite dormindo (ou quase) amontoados, rindo juntos e comendo biscoitos até tarde. Pode ser durante as férias escolares, quando as crianças não têm que acordar cedo, ou se tornar uma tradição em uma data especial como Natal ou Ano Novo.
     
5.      Tempo de qualidade
Passar um tempo juntos em família é a melhor forma de incentivar os irmãos a se tornarem amigos e parceiros. Fazer passeios, programar atividades e brincadeiras, cozinhar ou viajar juntos. Seja qual for o programa favorito da sua família, faça mais vezes. São justamente esses momentos que farão parte das melhores memórias de infância dos seus filhos. Serão muitas oportunidades para os seus filhos começarem uma conversa com a frase: “lembra quando a gente...”

Enfim, as discussões entre os seus filhos vão acontecer, mas as gargalhadas e abraços também. No final do dia, você vai ver que eles se amam e se importam uns com os outros. Mesmo que por instantes, você não saiba como arrumar o quarto do seu filho antes que ele chegue da escola e veja que o irmão mais novo riscou tudo de canetinha.

E vocês, o que fazem para incentivar o bom relacionamento entre os irmãos? Conta pra gente! 

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae


Nenhum comentário:

Postar um comentário