sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Proteste reprova bicicletas infantis por insegurança


Dia das Crianças chegando e na lista de presentes a bicicleta sempre figura entre os desejos da garotada. Mas, assim como outros brinquedos, para a escolha da bicicleta é preciso seguir alguns cuidados, tudo para garantir a segurança dos nossos pequenos. Essa semana, a Associação Proteste de Proteção e Defesa do Consumidor divulgou o resultado de um teste realizado com cinco marcas (Caloi, Houston, Track & Bikes, Tito Bike e Colli Bikes), nos modelos de versões infantis, de aro 16. Apenas uma marca foi aprovada, por não apresentar perigo às crianças!!! A Proteste avaliou bicicletas e constatou que apenas a Caloi estava aprovada.

Nos modelos dos fabricantes Colli e Track & Bikes,por exemplo, as rodinhas auxiliares – acessórios fundamentais para ajudar a manter o equilíbrio – ficaram deformadas durante o teste de fadiga. Segundo a Associação, isso representa um grande e perigoso risco de queda para a criança ao andar de bicicleta.

Também foram detectadas falhas nos freios – casos do dispositivo dianteiro da marca Tito, que ultrapassa a força máxima de acionamento de frenagem, podendo causar um capotamento, e do traseiro da Track & Bikes, que demora muito até conseguir finalmente parar a bicicleta.

Outro dos vários e sérios problemas de segurança avistados, que incluíram ainda rachaduras e rupturas no selim e no garfo, foi a falta de proteção das correntes, aumentando o perigo de dedos e cadarços ficarem presos entre esse acessório e as rodas.

Além disso outro problema encontrado foi quanto à dificuldade de montagem, pois os manuais vêm incompletos. De acordo coma avaliação, há uma dificuldade grande de montar as bikes. “Além da omissão sobre detalhes de ajuste, os manuais não trazem informações básicas e expostas claramente sobre itens de igual importância, como manutenção, conservação e limpeza”, diz a Proteste.

E apenas um deles – o da Tito – traz um dado elementar que deveria constar de todo guia: o peso total admissível na bicicleta.  

Por isso, toda atenção quando for comprar uma bicicleta para as crianças. Não basta levar em conta apenas o fator preço. Nesse caso, também, segurança deve estar em primeiro lugar.

Beijos

Siga-nos nas redes sociais:
@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conversinhademae

Com informações da Proteste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário