sábado, 2 de agosto de 2014

Programação da Semana do Aleitamento é lançada

A programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) em Sergipe foi aberta na manhã desse dia 1º. O nosso café da manhã foi bastante prestigiado. Na oportunidade, apresentamos à imprensa, aos representantes das Secretarias de Saúde do Estado e município de Aracaju e instituições e pessoas que trabalham com o aleitamento materno as ações que serão desenvolvidas até o próximo dia 7.

Foi um grande encontro de pessoas mobilizadas, engajadas e defensores dos benefícios do aleitamento materno e profissionais da área. Tivemos a participação da Sociedade Sergipana de Pediatria; a coordenadora do Banco de Leite Humano Marly Sarney, Hélia Karla Agapito; Secretaria Estadual de Saúde (representada por Márcia Estela Lopes, coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente), Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (representada por Rita Bitencourt, coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente), da consultora do Ministério da Saúde, Helga Müller; e de representantes do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) e Academia Sergipana de Medicina.

Esse momento foi mais uma oportunidade de estar divulgado a importância do aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida do bebê e com a complementação de outros alimentos até, se possível, os dois anos de idade. Tivemos a felicidade de mostrar à população, através da imprensa, caso de mães que conseguiram sucesso nessa empreitada. Como Priscila Costa, que estava lá com seu pequeno Samuel, de quase 3 anos de idade e que ainda mama no peito.

Afinal de contas, como é o tema da SMAM 2014, "Amamentar... é saúde para a vida inteira!".

Alguns cliques do evento:
Dra. Cristina Garcia conta à TV Aperipê o exemplo de Daniel,
seu neto, amamentado até hoje com mais de 1 ano

Dra. Ana Jovina, em entrevista à 930 AM, destaca os benefícios
do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses do bebê

Algumas de nossas apoiadoras: Priscila,
Ana Jovina, eu, Cristina, Sílvia e Vânia

O delicioso café servido aos nossos convidados

Mais gente engajada nessa importante luta: Cristina, Helga,
Márcia Estela, Rita, Hélia e Ana Jovina
Fica aqui a programação para o restante da semana, pra quem for de Aracaju e quiser participar. No decorrer da semana e à medida que forem chegando, vou informando a programação de outros municípios.

04 de agosto (segunda-feira) - pela manhã
Visita a uma das empresas privadas selecionadas para participar do projeto “Empresa Amiga da Amamentação”, que visa fazer a apresentação do Projeto sobre a licença maternidade ampliada. Visitaremos empresas que tenham grande número de funcionárias para apresentar a Lei 11.770, que trata sobre a licença maternidade de seis meses, sancionada em 2008, que, apesar de facultativa, aderem a ela as empresas privadas que se interessam em ter descontos em tributos federais.

05 de agosto (terça-feira) – à tarde
Roda de Amamentação em uma escola pública. A ação será realizada com alunos do ensino médio e participação de profissionais do Departamento de Aleitamento Materno e outros profissionais ligados ao tema.

06 de agosto de 2014 (quarta-feira) – à tarde
Panfletagem na Maternidade Santa Isabel, em Aracaju, com distribuição de material sobre aleitamento.

07 de agosto de 2014 (quinta-feira)
 Será disponibilizado o “Plantão Amamentação”. Nessa ação, divulgaremos o número telefônico da Sociedade Sergipana de Pediatria (9972-9830 e 3214-3940) para que, das 8h às 18h, as pessoas interessadas em obter informação e tirar dúvidas sobre a amamentação possam ligar, mandar mensagem de texto ou WhatsApp. O plantão também funcionará através de email: sosepe2000@yahoo.com.br. Para isso, teremos profissionais voluntários se revezando durante esse horário, inclusive durante o almoço, para atender aos chamados sobre Aleitamento Materno.

07 de agosto de 2014 (quinta-feira) – às 8h
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Fernando Sampaio, localizada no conjunto Castelo Branco, será exibido vídeo sobre aleitamento materno e roda de conversa sobre amamentação. Em seguida, será feito mutirão do Teste do Olhinho em crianças com até 18 meses.

Beijos

@conversinhademae (no IG)
@conversinhadmae (no Twitter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário