quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Doe cabelo: pacientes da Avosos recebem perucas

O blog Conversinha de Mãe teve o privilégio de ser um dos primeiros a divulgar o projeto "Doe cabelo, doe alegria" na imprensa. Essa linda iniciativa vale muito a pena. É o resgate da autoestima de meninas e adolescentes em tratamento contra o câncer. Agora temos o prazer de divulgar esse novíssimo momento do projeto.

O olhar era de curiosidade e um sentimento de ansiedade. O novo visual só trazia expectativa. No último dia 28, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe, Avosos, realizou a primeira entrega das perucas para as crianças e adolescentes assistidas pela instituição. A iniciativa faz parte do Projeto “Doe Cabelo, Doe Alegria”, desenvolvido pela entidade que visava arrecadar cortes de cabelos para confecção de perucas.

Durante mais de três meses, a campanha iniciada pela professora e advogada Soraya Salim, que cortou o cabelo em um evento universitário, fez a cabeça das sergipanas e pessoas de todo Brasil que encaminhavam os cortes para a Avosos. A partir desta ação mais de 900 cortes foram arrecadados e, até o momento, confeccionadas 25 perucas. Destas, 10 já foram entregue às pacientes.
A primeira a passar pela transformação foi Amanda Rezende. Aos 16 anos, a jovem viveu a dúvida do diagnóstico e, pouco tempo depois, a certeza de um câncer. Antes de iniciar o tratamento quimioterápico tomou a decisão de cortar o longo cabelo, pois sabia que iria perdê-los durante a quimioterapia, o que aconteceu logo na primeira sessão. “Quando eu tinha que sair de casa, as pessoas ficavam olhando porque eu estava careca. Era comum sentir pena, receio de chegar perto. Na escola também era assim, pensavam que a doença pegava”, revelou a adolescente.

Assim como Amanda, centenas de pessoas com câncer passam por situações como esta diariamente. E, foi pensando em ajudar a adolescente a superar esta fase difícil e elevar a autoestima da filha que os pais de Amanda tomaram uma decisão. Primeiro, compraram uma peruca sintética enquanto providenciaram a confecção de outra com o corte de cabelo da jovem e da irmã, que através de um gesto de amor, também cortou os longos fios. “Ao colocar a minha peruca pela primeira vez meu pai disse que estava tendo a Amanda dele de volta”, contou a jovem.

Após mais dois anos de tratamento, com a peruca já desgastada pelo uso, Amanda viu no projeto uma oportunidade para adquirir uma nova peruca. “Amei a notícia quando soube que ia participar do projeto. Tive que fazer uma cirurgia na cabeça e minha peruca antiga estava incomodando. Com esta nova, mudei o visual e me ajuda a enfrentar novamente esta batalha”, disse a assistida.

Nesta primeira etapa, a instituição fez a entrega a dez pacientes atendidas pela Avosos que estão fazendo o tratamento quimioterápico e, posteriormente, outras crianças e adolescentes também serão beneficiadas.

Para as pessoas interessadas em realizar a doação de cortes, devem trazer até a sede da instituição que fica localizada na Rua Leonel Curvelo, 55. Bairro Suissa.

Que lindo ver o resultado de tudo isso.

Beijos

@conversinhademae (no IG)
@conversinhadmae (no Twitter)

Informações da Ascom Avosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário