terça-feira, 29 de julho de 2014

Semana do Aleitamento Materno em Sergipe será aberta nesta sexta-feira



“Amamentar é... mais saúde para a vida inteira!”. Esse foi o tema escolhido para a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) este ano, idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA). Em Sergipe, a programação será lançada na próxima sexta-feira, dia 1, durante café da manhã realizado no salão de eventos da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), às 8 horas. Durante uma semana, diversas atividades foram programadas pelo Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe).

O objetivo é chamar a atenção de mães, pais e sociedade como um todo sobre a importância do aleitamento materno, não apenas durante os seis primeiros meses, mas também após esse período. “Isso porque nos primeiros seis meses de vida o bebê só precisa do leite do peito da mãe e esse leite continua importante para o bebê até dois anos ou mais”, ressaltou a pediatra Ana Jovina, coordenadora do Departamento de Aleitamento Materno da Sosepe.

Além da abertura, várias atividades serão realizadas durante a SMAM em Sergipe. Entre elas, a Hora do Mamaço, palestra, roda de amamentação, panfletagem e outras novidades. “O nosso objetivo é estar reforçando a importância do leite materno para o bebê, para a saúde da mãe, enfim, para todos. O leite humano possui os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento da criança, além de fortalecer a relação afetiva entre mãe e bebê, entre outros benefícios”, destacou a presidente da Sociedade Sergipana de Pediatria, Glória Tereza Lopes.
Hora do Mamaço
Dentro da programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Sergipe, mais uma vez será realizado no Estado a Hora do Mamaço. Este ano, o evento, que é realizado em todo país, irá acontecer em duas cidades: Itabaiana e Aracaju. Este é o segundo ano que a Hora do Mamaço é realizado em Sergipe. A primeira edição, em 2013, aconteceu somente em Aracaju.

Este ano, a Hora do Mamaço acontece na sexta-feira, dia 1, às 9 horas, na praça Fausto Cardoso, em Itabaiana, e está sendo organizado pelo Banco de Leite Irmã Rafaela Pepel. Em Aracaju, o evento que busca estimular o aleitamento materno está sendo organizado pelo Hospital Santa Isabel e será realizado no calçadão da João Pessoa, das 9h às 12h, em frente as lojas Americanas.

A Hora do Mamaço é um evento simultâneo que acontece em diversas cidades brasileiras, um grande movimento de sensibilização nacional da importância do ato de amamentar, promovido pela organização não-governamental Aleitamento Materno Solidário (AMS Brasil). Esta é a 3ª edição e mais de 25 cidades brasileiras já estão engajadas com o objetivo de reunir mães e bebês em um grande movimento de amamentação pública e pacífica para a conscientização da sociedade do Ato de
Amamentar.

Neste ano, todas as cidades irão produzir fotos em estilo “selfie” que serão amplamente divulgadas nas redes sociais, com o objetivo de multiplicação deste valioso ato de amor para o máximo de pessoas possível. Durante o evento, também será incentivado o público a fazer a assinatura do Manifesto “Lei de Proteção à Mãe que Amamenta: em qualquer hora em qualquer lugar” para que este alcance a marca das 100 mil assinaturas para ser enviado ao Congresso Nacional. Até o momento, já foram coletadas pouco mais de 9,5 mil. O manifesto pode ser acessado através do endereço eletrônico

https://secure.avaaz.org/po/petition/Lei_de_Protecao_a_Mae_que_Amamenta_em_qualquer_hora_e_em_qualquer_lugar.

Vamos todos participar.

Beijos

@conversinhademae (no IG)
@conversinhadmae (no Twitter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário