sábado, 12 de julho de 2014

Imperdível: "O Corcunda de Notre Dame" segue turnê pelo Sudeste

Depois de encantar Sergipe e a região Nordeste, a Companhia das Artes Tetê Nahas segue sua temporada nacional pelo Sudeste do país com o espetáculo “O Corcunda de Notre Dame”. As apresentações aconteceram primeiro em Belo Horizonte (MG). Depois a trupe partiu para o Rio de Janeiro, onde na última quinta-feira se apresentou, gratuitamente, no Largo da Carioca. Ontem, sexta-feira, o espetáculo foi encenado na Nave do Conhecimento Santiago Andrade, no bairro Carioca, em Triagem, Zona Norte da cidade, para a comunidade local.

O Corcunda de Notre Dame foi produzido em 2012 pela Companhia das Artes Tetê Nahas (sediada em Sergipe) e foi contemplado em 2013 com o Prêmio Myriam Muniz do Ministério da Cultura na categoria circulação. “Fizemos Aracaju, Maceió e São Luiz do Maranhão com bastante sucesso. Agora faremos BH, RJ, São Paulo e Recife. Voltaremos em agosto para Aracaju, encerrando a temporada”, contou a diretora geral da companhia, a atriz e bailarina Tetê Nahas. A companhia também conta com o patrocínio do The Hostel Paulista de São Paulo.


Em Belo Horizonte, o espetáculo foi apresentado ao ar livre em frente à Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem, no centro da cidade. Tetê contou que o espetáculo foi montado tanto para palco quanto para a rua. “Mas temos nos apresentado, na maioria das vezes, em teatros. Dessa vez em BH, diante da beleza da catedral, resolvemos experimentar esse diálogo com a arquitetura da igreja e dar um tom mais realista a história, já que ela é ambientada em uma igreja”, revelou a atriz e diretora da companhia.

Em São Paulo, O Corcunda de Notre Dame será apresentado no Teatro do Centro Unificado Rosa da China, no bairro Jardim São Roberto, no dia 14. Além disso, acontecerão também intervenções pelas ruas da cidade, metrô e Catedral da Sé.

Em Recife, a companhia estará nos dias 26 e 27 de julho, integrando a programação do 11º Festival de Teatro Para Crianças realizada pela Métron Produções, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, na Praia de Boa Viagem. No dia 16 de outubro o grupo volta a se apresentar em Aracaju (SE). Essa turnê pelo país tem sido possível graças ao patrocínio da Funarte/Ministério da Cultura/Governo Federal.

O Corcunda de Notre Dame”, musical adaptação do texto de Victor Hugo, é uma aventura que fala de amor, amizade e respeito além dos preconceitos contada por 20 atores, que, além do texto, cantam belas canções (ao vivo) e executam coreografias. Em Paris, durante a Idade Média, vive Quasímodo, um corcunda que mora enclausurado, desde a infância, nos porões da catedral de Notre Dame. Um dia, Quasímodo decide sair da escuridão em que vive e conhece Esmeralda, uma bela cigana por quem se apaixona. Mas para conseguir concretizar seu amor ele terá que enfrentar o poderoso Claude Frollo, e seu fiel ajudante, Febo.

O espetáculo marca a estreia da Companhia das Artes Tetê Nahas em 2012. “Nossa proposta é unir teatro, dança e música numa só pulsação. A montagem do Corcunda promete momentos de aventura, riso e lágrimas. Não podemos parar de discutir aquilo que está calado. Vim e estou querendo burlar, mexer... estou querendo discutir da melhor forma, discutir com arte, levando o debate com muita alegria aquilo que o mundo precisa ver, reconhecer e acreditar”, explicou Tetê Nahas.

Fica essa dica para quem puder assistir às apresentações.

Beijos

@conversinhademae (no Instagram)
@conversinhadmae (no Twitter)

Fotos da Assessoria, nas apresentações feitas em BH

Nenhum comentário:

Postar um comentário