terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Se adaptando à rotina das aulas sem dramas

Nem todas as escolas voltaram às aulas essa semana. (O que não é o caso por aqui!) Se este é o caso aí por sua casa, então esse post pode ser bem útil. Li o texto no site da revista Crescer e achei bem útil, por isso resolvi compartilhar com vocês aqui no blog. Com o título “4 toques importantes para entrar sem dramas na rotina das aulas”, a matéria dá algumas dicas, como adaptar a agenda da criança aos novos horários alguns dias antes do início do retorno à escola.

A seguir, vocês conferem na íntegra:

1) Uma das maiores dificuldades quando o assunto é rotina é acostumar a criança a mudar seu horário de acordar. Se ela for à escola de manhã, comece a despertá-la em horários próximos aos da aula pelo menos uma semana antes. Aos poucos, ela vai se acostumar. Se for estudar no período vespertino, veja se vai ser preciso alterar o horário do almoço e do banho dela.
           
2) Nos dois casos acima, uma boa dica é, uma semana antes, seguir os horários que seu filho terá depois de começarem as aulas, como um treinamento mesmo.

3) Leve-o para visitar a escola antes do primeiro dia de aula. Mostre onde vai ser a sala de aula e responda às dúvidas que aparecerem: quem é o professor, o que ele faz, quantos colegas têm na sala, para onde ele tem de ir, onde é o banheiro etc.

4) Estabeleça antes uma rotina para o período em que ele não está na escola: hora das refeições, tempo livre para brincar, o momento da lição de casa, de descansar.

Se todas as manhãs são sofridas, algo está errado. As perguntas que você deve fazer a si mesma:

Ele realmente foi dormir no horário certo e teve um sono tranquilo?
O recomendado para crianças em idade escolar é cerca de dez horas de sono – e soneca da tarde não entra na conta.

A escola é em período integral, ele não está descansando tanto quanto deveria?
Entre em contato com a escola e veja os horários de descanso que a criança tem e como ela está dormindo por lá.

Meu filho é uma criança vespertina?
Se ele estuda cedo, mas o rendimento é melhor à tarde, matricule neste período, ou vocês vão sofrer todas as manhãs. Procure uma alternativa – e uma solução – em parceria com a escola.

Beijos

@conversinhadmae

Fonte: Revista Crescer

Foto: Shutterstock na revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário