quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Vacina contra a catapora começou a ser aplicada em Sergipe

Após a capacitação de profissionais de saúde dos 75 municípios para implantação da vacina contra a Varicela (Catapora), ocorrida no dia 11 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já distribuiu 6,2 mil doses da vacina para ser aplicada nas 350 Unidades Básicas de Saúde (UBS) existentes no território sergipano.

A distribuição das doses iniciou no dia 12 de setembro e, a partir desta data, começaram a ser aplicadas. A vacina contra a Catapora entra na rotina do serviço e é destinada para as crianças com 15 meses de idade. “Com 12 meses de vida, a criança deve tomar a vacina Tríplice Viral, que protege contra o Sarampo, Rubéola e Caxumba. Aos 15 meses, é aplicada a Tetra Viral, que é a segunda dose dessas doenças e inclui a Varicela”, explicou Sândala Oliveira, gerente do programa Estadual de Imunização.

A gerente esclarece que, “as crianças que já passaram dos 15 meses de vida e já tomaram a segunda dose da Tríplice Viral, não tomam a dose da Tetra Viral, que inclui a catapora. A vacina é aplicada nos postos de saúde”. 

Ainda de acordo com Sândala Oliveira, “a aplicação da vacina é feita pela Atenção Básica dos municípios. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças até as unidades. Eles não podem se esquecer de levar a Caderneta de Vacinação”.

Beijos

@conversinhadmae

Fonte: Ascom SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário