sábado, 24 de agosto de 2013

Não vamos esquecer de atualizar a vacinação dos pequenos

Hoje logo de manhã fui ao posto de saúde. Missão: ver se estava tudo ok com o calendário de vacina da minha pequena. Fui só por descargo de consciência, porque sempre fiz questão de estar atenta e não deixar atrasar nenhuma vacina. Resultado: fomos só “passear” estava tudo certinho e atualizado e ainda recebemos os parabéns da enfermeira.

No entanto, nem sempre é assim. Principalmente quando os filhos vão crescendo, o corre corre do dia a dia fazem que a mãe esqueça uma ou outra vacina. Por isso a importância dessa campanha de mobilização para atualizar a caderneta de vacinação da criançada. A campanha começou hoje, dia 24, e vai até a próxima sexta-feira, dia 30, em todos os postos de saúde do país.

Estão disponíveis todas as 11 vacinas que fazem parte do calendário básico oferecido pelo Ministério da Saúde para as crianças menores de cinco anos de idade. Se a criança não completa o esquema de cada vacina, ela não está totalmente protegida.

As vacinas que estarão disponíveis nos postos são: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A ação ocorre em parceria entre o Ministério da Saúde, as secretarias estaduais e municipais de Saúde.

As crianças poderão receber também a suplementação da vitamina A para crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, que moram nas regiões Norte e Nordeste e em municípios prioritários do Plano Brasil sem Miséria. O complemento contribui para reduzir o risco de morte por diarreia e ajuda no desenvolvimento das crianças.

Portanto, não esqueçam de levar seus pequenos ao posto. Se não deu pra ir hoje, tem ainda a segunda, a terça, a quarta, a quinta e a sexta-feira. Não tem desculpa, ok?

Beijos

@conversinhadmae

Nenhum comentário:

Postar um comentário