sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Campanha do Ministério da Saúde vai atualizar vacinação das crianças

Quando nossos filhos são bebezinhos, no primeiro ano de vida, todo mês a gente está lá, no posto de saúde, para dar as vacinas em dia, corretamente. Mas depois que eles crescem, a gente meio que relaxa, às vezes esquece a data certo de levar para tomar determinada vacina. Acho que já aconteceu com muita gente isso, não?

E é com o objetivo de atualizar a situação das crianças menores de cinco anos que não estiverem com a caderneta de vacinação em dia que começa no próximo dia 24 a campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação. A meta é ampliar a cobertura vacinal das crianças.

A campanha acontece no período de 24 a 30 de agosto. Dia 24 acontece o dia D de divulgação e mobilização nacional da campanha. Nesse período, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Para isso, o Ministério da Saúde disponibilizou R$ 18,6 milhões, para a operacionalização da campanha pelos estados e municípios. Serão envolvidos 34 mil postos fixos de vacinação - além dos volantes – e 350 mil profissionais de saúde, além da utilização de cerca de 40 mil veículos.

Na ocasião, o Ministério da Saúde também disponibilizará para as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade - residentes em todos os municípios das Regiões Norte e Nordeste e municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul - a suplementação de vitamina A. A suplementação, com megadoses de vitamina A, contribui para a redução do risco global de morte, mortalidade por diarreia, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças. A vitamina A também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde.

Então, se vocês, assim como eu, tem crianças nessa faixa etária, não deixe de levá-las. A vacinação é muito importante para a saúde de nossos pequenos.

Beijos


@conversinhadmae

Um comentário:

  1. Muito bom este post, tb chegará a vacina contra a catapora a varicela agora em setembro, eu tb não poderia deixar de passar essa informação....
    Danielle Santaren

    ResponderExcluir