terça-feira, 27 de agosto de 2013

Brincadeiras infantis com lápis e papel

Quem nunca quis se divertir com seus filhos mas não tinha em mãos brinquedos sofisticados ou jogos de tabuleiros mirabolantes e cheios de peças? Todos nós já nos vimos em uma situação em que queremos passar o tempo de forma descontraída e não temos nada mais do que lápis e papel. Para estas situações, existem brincadeiras infantis de caráter educativo que usam simplesmente esses dois objetos. Simples, divertidas e o melhor de tudo, estimulam o aprendizado dos pequenos!

Adedanha
A brincadeira infantil “adedanha” ou “stop” é um dos passatempos mais divertidos e educativos. Amava brincar disso. Até hoje topo uma partida se alguém me propor, viu! As crianças nunca se cansam de testar seus conhecimentos e seu pensamento rápido. Neste jogo, é preciso que cada participante tenha uma folha de papel e um lápis. A início, todos devem desenhar colunas e em cada uma delas escrever uma categoria, que pode ser: nome, cidade, fruta, carro, animal, objeto e muitas outras. Desde que seja um consenso, as categorias podem abordar as mais diversas ideias. Depois que todos tiverem as mesmas categorias escritas em sua folha de papel, os jogadores sorteiam uma letra com a qual o jogo vai começar. Suponhamos que a letra sorteada foi C, então quer dizer que os participantes devem tentar escrever uma palavra que comece com C em cada categoria, como por exemplo: nome- Carla, cidade- Cataguases, fruta- carambola e assim sucessivamente. A primeira pessoa a terminar todas as categorias deve falar “STOP” e todos os outros participantes devem parar. Em seguida, os jogadores checam suas respostas, categoria por categoria. Para cada resposta não repetida, cada participante ganha 10 pontos. Respostas iguais a de seus oponentes valem 5 pontos e para respostas nulas não se ganha nada. É importante anotar os totais parciais de cada rodada para depois se saber quem foi o campeão geral.

Imagem e ação
O famoso jogo de tabuleiro que normalmente traz diversos cartões, dados, ampolas e pinos pode ser jogado com o simples uso de papel e lápis. É necessário um número par de jogadores  e o mínimo de 4 participantes. A competição acontece entre dois grupos. Cada grupo é responsável por fazer uma lista de desenhos e mímicas que um dos representantes do grupo adversário terá que executar para os participantes do seu próprio time. Depois que a lista de tarefas estiver pronta, a diversão pode começar. Todos os participantes devem ter a chance de fazer um desenho ou mímica para seus companheiros de time. Use o celular para cronometrar o máximo de 1 minuto para cada tarefa. O grupo que adivinhar mais, ganha o jogo no final.

Beijos

@conversinhadmae

Nenhum comentário:

Postar um comentário