quinta-feira, 16 de maio de 2013

Lembra bebê: para não esquecer eles!!

Não quero nem imaginar, mas deve ser uma sensação terrível esquecer um bebê sozinho dentro do veículo. Roda e vira a gente ouve a notícia de um pai ou uma mãe que esqueceu uma criança no carro e saiu. É triste, lamentável. Para evitar que isso aconteça, uma das novidades mostradas durante a 16ª Exposec Feira Internacional de Segurança, que aconteceu esta semana em São Paulo (SP) foi o “Lembra Bebê”. O dispositivo foi criado por uma empresa gaúcha e funciona como um localizador colocado na cadeirinha do bebê.

Ele tem um sensor de peso e é acionado ao perceber que o bebê continua no veículo mesmo depois que ele foi desligado. Caso isso aconteça, o Lembra Bebê é acionado através de um chip e então envia torpedo SMS para o telefone celular dos pais. No site da empresa o funcionamento do equipamento é bem detalhado.

Esse tipo de equipamento é semelhante ao que trata o projeto Anjo da Guarda, que tramita no Senado Federal. Pela proposta, as montadoras de veículos estariam obrigadas a entregar os veículos com o detector de presença como item básico em todos os veículos novos. Aqui mesmo no Conversinha de Mãe já tratamos desse assunto. Existe no site do Senado o projeto Anjo da Guarda, que espera atingir 20 mil assinaturas de adesão, para que possa virar lei a proposta de que todo carro tenha esse detector de presença

Como funciona
A empresa fabricante (Lifthec) explica que um sensor de peso é instalado no assento veicular infantil (compatível com qualquer modelo), podendo conectar até três assentos de uma vez, que emite sinal de presença da criança para uma central. A partir daí ele emite um sinal sonoro de alerta da presença da criança no assento no momento que o veículo é desligado. Caso o aviso seja ignorado e a criança continue no assento sem que o veículo seja novamente acionado, o sistema efetuará uma ligação (choro bebê) e o envio de SMS com aviso para voltar ao veículo após cinco minutos, através de um módulo de celular conectado ao sensor.
Esse é o dispositivo que é instalado sob a cadeirinha
Se mesmo assim a criança não for retirada do assento, é feita então uma segunda ligação e envio de SMS com as coordenadas de localização, para que as pessoas que estão cadastradas ,possam saber onde o veículo está localizado. Podem ser cadastrado até cinco números para receber este aviso e SMS que é enviado somente a aparelhos telefônicos móveis.

 A última chamada é efetuada e fará o envio de SMS somente para o telefone principal cadastrado, avisando que o dispositivo de segurança foi ativado, acionando o alarme sonoro externo de choro de um bebê, que é disparado de 30 em 30 segundos; comando para a abertura total de um vidro do veículo; comando para destravar as portas. E mesmo que não haja o recebimento da ligação ou do SMS, após 15 minutos o dispositivo de segurança é acionado, e somente com a retirada da criança do assento que ele é desativado. O alarme e a abertura automática dos vidros também são acionados caso a temperatura interna do carro atinja 40ºC. O produto está sendo vendido ao preço de R$ 599.

Beijos

@conversinhadmae

Foto 1: Tathiane Stochero/G1
Foto 2: Divulgação fabricante

2 comentários:

  1. Alexandre, vc pode se informar sobre os locais de compra do equipamento no site da empresa fabricante. http://www.lifthec.com.br/.
    Obrigada pela visita.

    Edjane Oliveira

    ResponderExcluir