sábado, 25 de maio de 2013

Ele chegou: o primeiro dentinho

Gente, estou tão emocionada. Hoje, no comecinho da noite, tive uma surpresa. Ao passar o dedo pela boca de Rebeca eis que encontro lá o primeiro dentinho dela. É, com seis meses e ele já apontou. Ele não. Parece que são eles. Dois na gengiva inferior. Um já está mais para fora e o outro já “arranhando” Confesso que não esperava encontrá-los tão cedo e também estou com receio do que ela vai fazer com meu peito agora (rsrsrsrs).

Tudo bem que é comum que os primeiros dentinhos comecem a aparecer a partir dos seis meses de idade (em alguns bebês até antes disso), mas é que minha outra filha, Beatriz, só nasceu com 11 meses. Quanto a continuar amamentando, vai ser uma novidade para mim, porque quando nasceram os primeiros dentes de Bia ela já não estava mais mamando no peito. Mas esse é um próximo capítulo.
No mercado, existem dedeiras de silicone de várias marcas
Agora, com dentinhos de verdade, os cuidados devem ser redobrados, para evitar cáries desde cedo. Os dentistas recomendam que a limpeza da boca do bebê comece a ser feita antes mesmo de nascer o primeiro dentinho, para que ele vá se acostumando. Uma gaze, fraldinha de pano ou mesmo aquelas escovas de silicone que a gente coloca no dente são alguns dos instrumentos que devem ser utilizados. Além de limpar, eles massageiam a gengiva e ajudam os dentinhos a saírem e também a aliviam a coceira comum nessa fase. No caso da dedeira, lembre-se que ela deve ser higienizada a cada uso, como são as chupetas e mamadeiras.
Ajuda a aliviar a coceira na gengiva
Também já vou providenciar outra coisa que usei quando Bia estava com os dentinhos nascendo: Nenê Dent. Acho que vocês já ouviram falar. É um medicamento que a gente usa para aliviar as dores e coceiras na gengiva tão comuns nessa fase que estão saindo os primeiros dentinhos. Ele está disponível em gel e em gotas. Eu já usei e recomendo (a propaganda é de graça, viu! Rsrsrsrs) Ele ajuda porque tem camomila, que age como anti-inflamatório local e calmante, além de ter outras substâncias com efeito anestésico, como lidocaína e polidocanol, além de xilitol, que previne o surgimento de cáries.

Escova de dentes mesmo só se deve começar a usar quando os dentes de trás começam a aparecer.  Nessa primeira fase, não é preciso usar creme dental, principalmente com flúor. A dentição da criança está completa em torno dos 3 anos de idade.

Ah, ainda não tirei fotinho de Rebeca ainda não com esse novo visual, mas depois posto uma aqui.

Beijos

@conversinhadmae

Ilustração: blog Na Net com Mamãe

Um comentário:

  1. Ed, que engraçado! hoje mesmo, descobrir os dois primeiros dentinho de Lucas e são os inferiores. Boa dica... Nem lembrava que usei também o Nenê dent. Aliás tem um montão de coisas que nem lembro de Gui e tiro uma "colinha" com seu post.

    ResponderExcluir