segunda-feira, 22 de abril de 2013

Pequenos bem agasalhados


Até que enfim, chegaram dias de temperatura mais amena. Aqui onde eu moro (Sergipe), felizmente desde ontem à noite começou a cair uma chuvinha e o tempo começou a ficar mais friozinho. Talvez “friozinho” seja exagero. O termo adequado seria mais ameno. De qualquer forma, é um alento, para um local em que, normalmente, os termômetros beiram ou ultrapassam os 30º.

Quem tem criança em casa sempre que a temperatura diminui se preocupa em deixá-la bem agasalhadinha. Se aqui pelo Nordeste o clima está apenas ameno, em outras regiões o inverno já chegou pra valer. E com isso algumas mamães ficam na dúvida sobre se estão ou não exagerando nas vestimentas dos pequenos.

O que vestir para passear? Será preciso agasalhá-lo mais? O banho é imprescindível nos dias mais frios? E, para dormir, como vesti-lo? Essas são apenas algumas das dúvidas comuns às mamães. Para ajudar, algumas dicas são bem vinda.

Na hora de passear:

- Deve-se evitar a exposição desnecessária das crianças ao ar frio e poluído da cidade, mas isso não impede que o bebê faça um passeio, desde que se tomem medidas para evitar doenças;

- Agasalhe seu filho para protegê-lo das mudanças bruscas de temperatura. Não é a ‘friagem’ que vai fazê-lo adoecer, mas, sim, as variações de temperatura, que favorecem o ataque de vírus;

- Use toucas e gorrinhos quando sair com o bebê na rua;

- Esqueça o shopping center. Ambientes fechados com aglomeração de pessoas facilitam a propagação dos vírus. Os passeios ao ar livre são mais indicados, principalmente nos horários mais quentes do dia;

- Evite o exagero. Bebês agasalhados mais do que o necessário se sentem desconfortáveis, começam a chorar e ficam irritadiços.
Para os passeios, deixe o bebê agasalhado, mas sem exageros
Na troca das fraldas:

- Essa hora é um tormento! O bebê está lá quentinho e você precisa tirar sua roupa para trocá-lo. Mas não adie as trocas por causa do frio, pois isso pode provocar assaduras. Feche as portas e janelas para não entrar correntes de ar e proteja o trocador com uma fraldinha.
Na hora de dormir, o pequeno tem que estar protegido, mas confortável
Na hora do banho:

- O frio não é motivo para privar os bebês do banho. Ficar mergulhado em água morna traz muito conforto para eles;

- Dê o banho na hora mais quente do dia, perto do horário do almoço;

- Mesmo no inverno a água não deve ser muito quente. A temperatura ideal gira em torno de 36ºC;

- Se possível, dê o banho e troque a criança no mesmo local, vestindo-a o mais rápido possível, começando pela parte de cima, que protege todo o tórax do bebê.

Beijos

@conversinhadmae

Com informações do blog da Paraiso Moda Bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário