sexta-feira, 12 de abril de 2013

Banco de Leite Humano necessita de doações

O leite materno é a principal fonte de nutrientes para os recém nascidos. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse seja o único alimento consumido por todos os bebês até os seis meses de vida. Em Sergipe, o Banco de Leite Marly Sarney (BLH) é um importante aliado das mães que têm dificuldade em amamentar.

A unidade presta assistência ao bebê através do ambulatório de amamentação, que mantém um estoque para suprir as necessidades de crianças prematuras, portadoras de doenças infecciosas, com deficiência imunológica ou mesmo que apresentem intolerância a outros leites. O banco também beneficia os recém-nascidos prematuros de baixo peso, que não conseguem sugar.

Atualmente, a unidade tem encontrado dificuldade para manter o seu estoque e, com isso, atender à demanda que possui. Nos primeiros meses de 2013, o banco armazenou 166 litros de leite, sendo que seria necessário coletar, por mês, o mínimo de 150 litros.  
Gerente do BLH, Hélia Karla Agapito
De acordo com a gerente do BLH, Hélia Karla Agapito, o número de doadoras cadastradas também reduziu. Até o mês de março, 11 lactantes estavam no cadastro da unidade. Em abril, cinco se desligaram, reduzindo ainda mais o estoque. “Para atender nossa demanda, precisaríamos de, no mínimo, 30 doadoras. Como esse é um ato voluntário, solidário e espontâneo, temos dificuldades em conseguir doação, principalmente porque algumas mulheres ainda não conhecem o BLH e têm medo que seu leite diminua”, disse a gerente.

Doação
Para doar o leite humano, as mães devem dirigir-se ao Banco de Leite portando o Cartão da Gestante ou os exames pré-natal. No local, elas recebem as orientações de como retirar e conservar o leite materno. Na unidade, ela receberá o material necessário para a coleta. Após essa fase inicial, o banco se encarrega de buscar periodicamente o leite na residência de quem doa.

O Banco de Leite Marly Sarney também precisa da doação de frascos de vidro com tampa plástica, itens geralmente usados pela indústria na comercialização de café solúvel. O material é utilizado para acondicionar o leite pasteurizado.

Quem quiser colaborar, pode entrar contato através do Disque Amamentação: (79) 3226-6335 e o (79) 3226-6337.

Beijos

@conversinhadmae

Fonte: Ascom SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário