sábado, 23 de março de 2013

Vem aí o III Festival Sergipano de Teatro

Oba, semana que vem tem início, aqui em Sergipe, mais uma edição do Festival Sergipano de Teatro. Amo esse evento, que este ano acontece de 27 de março a 9 de abril, em Aracaju. O Festival Sergipano de Teatro é um dos principais eventos de artes cênicas do país, que promove apresentações teatrais gratuitas nas casas de espetáculos e ruas da capital sergipana.

Em 2013, serão ao todo 19 grupos apresentando seus espetáculos, dos quais 16 sergipanos e três de outros Estados, que se revezarão em encenações nos teatros Atheneu, Lourival Baptista e Tobias Barreto. A praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju, também será palco dos artistas.

A terceira edição também está cheia de novidades. Uma delas é a programação circense, que acontecerá em uma lona de circo, montada na Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco, zona sul de Aracaju.

Outra novidade que envolve o III Fest é uma exposição fotográfica que acontece durante o período do festival, no Shopping Riomar. A mostra contará com imagens dos fotógrafos Fabiana Costa e Filippe Araújo, que registraram momentos marcantes das duas primeiras edições do evento.

Como nos anos anteriores, o acesso ao III Festival Sergipano de Teatro será gratuito. Quem desejar assistir às apresentações que acontecem nos teatros precisa apenas solicitar um ingresso nas bilheterias e apreciar a apresentação. O III Festival Sergipano de Teatro é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, e Instituto Banese. Apoiam o evento o Banese, Sated/SE, Fundação Aperipê e Shopping Riomar. A Vivo é a operadora oficial do evento.

O blog Conversinha de Mãe, que sempre está presente ao Festival Sergipano de Teatro, traz a programação infantil, pra que as mamães, papais, titias (os), dindas, vovôs e vovós possam se programar:

1º de abril
“Quintal dos Sonhos”
Grupo Raízes
15 horas – Teatro Tobias Barreto

O espetáculo infantil oferece ao público um regate das brincadeiras e jogos de fundo de quintal, comum nas cidades do nordeste. A partir de um cenário onde vários lençóis estão estendidos no varal, meninos brincam de circo, relembram boca de forno, esconde-esconde, histórias da carochinha. A brincadeira envolve reis, mosqueteiros e bruxas, vizinhos que sempre quebram o ritmo da brincadeira, animais de estimação e toda uma relação de amizade.

2 de abril 
“Caixa de Brinquedos”
Grupo Cigari
15 horas – Teatro Lourival Batista

O enredo conta a história de Aninha, e parte do ponto em que ela encontra em seu universo de sonhos uma fantástica aventura infantil. A jovem se depara com uma caixa de brinquedos encantadora e muito diferente de tudo que ela já havia criado em seu universo e lá, uma bailarina, uma boneca de pano, um boneco de madeira, dois mímicos e um palhaço, ganham vida e constroem histórias divertidas com a pequena garota, movidos pela força da imaginação que ela possui.

5 de abril
“Ocus Focus!!! Mágica de um palhaço do Oriente”
Cia. O Mínimo
17 horas – Teatro Lourival Batista

O espetáculo retrata as peripécias de um gênio da lâmpada na tentativa de agradar seu mais novo amo lhe concedendo três desejos. Utilizando números de mágica, cômica e técnicas circenses, o gênio presenteará o seu amo com riqueza, saúde e boas gargalhadas. Trata-se de um espetáculo para todas as idades, que resgata gags tradicionais da mágica cômica e que fortalece a produção circense em Sergipe.

8 de abril
“Fábrica de Alegria”
Grupo Brinquedolé
15 horas – Teatro Lourival Batista

O espetáculo contém fragmentos de manifestações culturais afrodescendentes, como o Maculelê e a Capoeira, que são apresentados de forma lúdica e criativa. Contação de histórias, poesias, dança e fantoches também compõe de forma interativa e criativa a apresentação. Os textos são de autoria do próprio grupo, as poesias são de autoria de Gilda Costa, Nelson Neto, e ícones como Shakspeare e Fernando Pessoa. As letras musicais são da sergipana Celda Fontes.

A programação completa do III Festival Sergipano de Teatro pode ser conferida no site da Secult.

Beijos

@conversinhadmae

Nenhum comentário:

Postar um comentário