Oba, semana que vem tem início, aqui em Sergipe, mais uma edição do Festival Sergipano de Teatro. Amo esse evento, que este ano acontece de 27 de março a 9 de abril, em Aracaju. O Festival Sergipano de Teatro é um dos principais eventos de artes cênicas do país, que promove apresentações teatrais gratuitas nas casas de espetáculos e ruas da capital sergipana.
Em 2013, serão ao todo 19 grupos apresentando seus espetáculos, dos quais 16 sergipanos e três de outros Estados, que se revezarão em encenações nos teatros Atheneu, Lourival Baptista e Tobias Barreto. A praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju, também será palco dos artistas.
A terceira edição também está cheia de novidades. Uma delas é a programação circense, que acontecerá em uma lona de circo, montada na Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco, zona sul de Aracaju.
Outra novidade que envolve o III Fest é uma exposição fotográfica que acontece durante o período do festival, no Shopping Riomar. A mostra contará com imagens dos fotógrafos Fabiana Costa e Filippe Araújo, que registraram momentos marcantes das duas primeiras edições do evento.
Como nos anos anteriores, o acesso ao III Festival Sergipano de Teatro será gratuito. Quem desejar assistir às apresentações que acontecem nos teatros precisa apenas solicitar um ingresso nas bilheterias e apreciar a apresentação. O III Festival Sergipano de Teatro é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, e Instituto Banese. Apoiam o evento o Banese, Sated/SE, Fundação Aperipê e Shopping Riomar. A Vivo é a operadora oficial do evento.
O blog Conversinha de Mãe, que sempre está presente ao Festival Sergipano de Teatro, traz a programação infantil, pra que as mamães, papais, titias (os), dindas, vovôs e vovós possam se programar:
1º de abril
“Quintal dos Sonhos”
Grupo Raízes
15 horas – Teatro Tobias Barreto
O espetáculo infantil oferece ao público um regate das brincadeiras e jogos de fundo de quintal, comum nas cidades do nordeste. A partir de um cenário onde vários lençóis estão estendidos no varal, meninos brincam de circo, relembram boca de forno, esconde-esconde, histórias da carochinha. A brincadeira envolve reis, mosqueteiros e bruxas, vizinhos que sempre quebram o ritmo da brincadeira, animais de estimação e toda uma relação de amizade.
2 de abril
“Caixa de Brinquedos”
Grupo Cigari
15 horas – Teatro Lourival Batista
O enredo conta a história de Aninha, e parte do ponto em que ela encontra em seu universo de sonhos uma fantástica aventura infantil. A jovem se depara com uma caixa de brinquedos encantadora e muito diferente de tudo que ela já havia criado em seu universo e lá, uma bailarina, uma boneca de pano, um boneco de madeira, dois mímicos e um palhaço, ganham vida e constroem histórias divertidas com a pequena garota, movidos pela força da imaginação que ela possui.
5 de abril
“Ocus Focus!!! Mágica de um palhaço do Oriente”
Cia. O Mínimo
17 horas – Teatro Lourival Batista
O espetáculo retrata as peripécias de um gênio da lâmpada na tentativa de agradar seu mais novo amo lhe concedendo três desejos. Utilizando números de mágica, cômica e técnicas circenses, o gênio presenteará o seu amo com riqueza, saúde e boas gargalhadas. Trata-se de um espetáculo para todas as idades, que resgata gags tradicionais da mágica cômica e que fortalece a produção circense em Sergipe.
8 de abril
“Fábrica de Alegria”
Grupo Brinquedolé
15 horas – Teatro Lourival Batista
O espetáculo contém fragmentos de manifestações culturais afrodescendentes, como o Maculelê e a Capoeira, que são apresentados de forma lúdica e criativa. Contação de histórias, poesias, dança e fantoches também compõe de forma interativa e criativa a apresentação. Os textos são de autoria do próprio grupo, as poesias são de autoria de Gilda Costa, Nelson Neto, e ícones como Shakspeare e Fernando Pessoa. As letras musicais são da sergipana Celda Fontes.
A programação completa do III Festival Sergipano de Teatro pode ser conferida no site da Secult.
Beijos
@conversinhadmae
Nenhum comentário:
Postar um comentário