terça-feira, 26 de março de 2013

Peça teatral estimula inscrição ao cadastro de medula óssea feito no Hemose

Trabalhar a importância de participar do cadastro de medula óssea, através de atividades lúdicas. Com esta finalidade, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), em parceria com o grupo Processo Multiartes, apresentou a peça ‘Procura-se uma Estrela’, no auditório do Colégio Estadual Professor Gonçalo Rolemberg Leite.

Apresentada por um grupo de atores do Paraná, a peça contou com linguagem simples, com bonecos e muita música, e abordou o tema ‘doação de medula óssea’. No evento, o Hemose disponibilizou funcionários e todo material necessário para a inscrição no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e a coleta de uma amostra com 5 ml de sangue do candidato a doador de medula.

“Com esta peça o Hemose espera estimular o público com idade entre 18 a 55 anos, para aderir ao cadastro de medula”, destacou Sandra Pantaleão, assistente social do Hemocentro de Sergipe.

Alunos, professores e coordenadores do colégio acompanharam atentamente à peça. Os atores trabalharam o que é necessário para se tornar um candidato um doador de medula, os mitos e dificuldades de encontrar um doador compatível, entre outros aspectos.

Para a diretora do Colégio Gonçalo Rolemberg, Jussara Maria Melo, a peça tem papel de conscientizar o público. “A apresentação é parte de uma atividade em sala de aula, para que nossos alunos entendam a importância da solidariedade e conheçam as doenças que podem afetar o corpo humano”, disse.

A produtora do grupo, Meire Abe, contou que trabalho do grupo visa contribuir e estimular os mais diversos públicos a participar do cadastro. “Essa peça está na estrada desde 2005 e já foi apresentada nos Estados de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e mais recentemente Alagoas e agora Sergipe”, ressaltou.
 

Doador de MedulaPara se tornar um candidato a doador de medula óssea é necessário estar em bom estado de saúde, ter entre 18 a 55 anos, apresentar documento oficial com foto, válido em todo território. O cadastro é feito no Hemose às segundas, terças, quintas e sextas-feira, no horário de 7h30 às 17h. Os interessados devem entrar em contato com o Serviço Social através dos seguintes telefones: (79) 3225-8000 e 3259- 3174.

Beijos

@conversinhadmae

Fonte: Ascom SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário