quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Chegando a hora: malinha pronta


Já não era sem tempo. Na 38ª semana de gravidez, agora posso dizer que a malinha de Rebeca para levar à maternidade já está pronta! Ufa, deu tempo!!!! Rsrsrsrs. Na reta final da gestação a gente tem taaaanta coisa pra arrumar que parece que não vai dar conta de tudo.  Agora falta a minha. Algumas coisas já estão separadas, mas falta juntar tudo na malinha e deixar ambas só esperando o momento de partir para ver o rostinho de minha bebê.

Na hora de arrumar as malinhas, sempre surgem dúvidas sobre o que levar, quantas roupinhas, sapatinhos, enfeites, fraldas... enfim. Para ajudar, procurei umas dicas na internet para compartilhar com outras gravidinhas que também estão sem saber ao certo o que levar.

Mala do bebê

- Macacões para recém-nascido ou conjuntos de bodies e calça – leve pelo menos uns quatro ou cinco, pois podem sujar numa troca de fralda ou na amamentação.

- Manta de algodão – tanto serve para agasalhar o bebê como para deixá-lo protegido. Muitas visitas vão fazer questão de pegá-lo no colo.

- Fraldas descartáveis – muitas vezes as maternidades costumam ceder. Mas, por segurança, leve algumas delas na malinha.

- Fraldas de tecido - para apoiar no ombro ao colocar o bebê para arrotar

- Paninhos de boca – para aparar aquela babinha ou ajudar na amamentação, para não sujar a roupinha.

- Pares de meias – para manter o pezinho do bebê quente.

- Luvas – servem para que o bebê não se corte com as unhinhas que nascem afiadas, e também não ficar com a mãozinha na boca.

- Tiaras e faixinhas – se seu bebê for menina, não pode esquecer delas, para deixá-la ainda mais graciosa.

Para facilitar o trabalho das enfermeiras e não ficar em dúvida sobre o que levar para o bercário para trocar o bebê, já levo na malinha um kit separado num saquinho de organza, com a roupa, fralda, luvinha, faixinha, fraldinha de boca e um cueiro (para forrar o bercinho).

Lembre-se que todas as roupinhas devem ter sido lavadas antes de serem usadas. Escolha peças adequadas à estação do ano em que o bebê for nascer. Escolha roupinhas que sejam práticas na hora de vestir, de preferência com botões na frente e na parte próxima às fraldas.

Mala da mamãe

- Camisolas ou pijamas com abertura na frente – desse tipo eles facilitam a amamentação. Deve-se levar pelo menos uns três, pois podem sujar tanto na amamentação ou por causa do sangramento pós-parto.

- Calcinhas confortáveis – lembre-se que depois do parto, independente de ter sido normal ou cesárea, a gente vai precisar usar aqueles absorventes grandes, por isso as calcinhas devem ser um pouco maiores. Coloque na mala em torno de seis.

- Robe ou penhoar – essa peça é ideal para transitar nos corredores da maternidade ou receber as visitas mais adequadamente.

- Chinelo ou sandália de dedo - deve ser confortável, para caminhar no ambiente hospitalar.

- Sutiã de amamentação – pelo menos uns dois, pois pode ser que sujem com o leite materno. Principalmente se você for mãe de primeira viagem vai estar desacostumada com aquele líquido saíndo de você.

- Absorventes higiênicos – como o sangramento é normal pós-parto, vamos precisar desses absorventes. Compre do tipo cirúrgico ou pelo menos noturno, que absorvem um fluxo sanguíneo maior.
 
- Conchas ou absorventes para os seios – são uma mão na roda, caso você já tenha leite em abundância logo no pós-parto. Usei muito na minha primeira gestação.

- Produtos de higiene pessoal – não esqueça de escova, pente, xampu, condicionador, sabonete, escova de dentes e pasta (a maternidade pode até oferecer, mas você vai preferir os produtos a que já está acostumada). Lembre de levar também outros produtinhos extra, como maquiagem leve, para uma aparência mais saudável nesse momento tão importante. Depois você vai ver como eles foram tão essenciais quando for rever fotos e filmagens.

- Roupa para sair da maternidade – leve um vestido ou outra roupa mais confortável. Por mais que não tenha engordado tanto durante a gravidez, a barriga da mamãe ainda estará um pouco alta nesse momento.

- Máquina fotográfica e pilhas extras

- Filmadora e carregador de bateria, se tiver

- Livros e revistas – servem para a gente se distrair, se é que vai sobrar algum tempo para isso.

- Lembrancinhas e enfeite de porta – depois de tanto preparo, não esqueça de levar esses itens.
 
Ah, não esqueça de fazer uma listinha com o nome e telefone das pessoas que você quer que sejam avisadas da chegada do bebê imediatamente. Na hora você pode não lembrar de todas elas.

Lembre-se também da carteirinha do plano de saúde, do cartão de pré-natal ou carta do médico com informações do pré-natal, exames feitos durante a gravidez e documentos pessoais.

Espero que tenham gostado.

Beijos

@conversinhadmae

Nenhum comentário:

Postar um comentário