quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Biblioteca Aglaé Fontes tem programação especial em novembro

Foto: Fabiana Costa
Como em todos os meses, a Biblioteca Pública Infantil Aglaé Fontes (Biafa), aqui em Aracaju (SE), preparou uma programação inspirada pelas datas comemorativas do mês de novembro, como o Dia do Cinema Brasileiro, o Dia da Música e o Dia da Consciência Negra.

Para cada uma das datas especiais, a atividade é diferenciada. No Dia do Cinema Brasileiro, por exemplo, será exibido um curta-metragem. Já na Semana da Música, as crianças vão brincar e se divertir com cantigas de roda e músicas infantis. Na Semana da Consciência Negra, um teatro de fantoches contará a história do Rei Zumbi.

O mês ainda contará com um exercício diferente para os professores, pais, avós, tios, bibliotecários, mediadores de leitura, profissionais de creches e todos os interessados no incentivo a leitura, através da arte de contar histórias. Uma oficina dividida em três módulos abordará os temas: ‘Contando histórias para bebês’; ‘Minha vida é uma história’ e ‘Literatura oral no contexto pedagógico’.

A oficina será ministrada pelo Grupo Hannah de Contadores de Histórias, comandado pela professora Fátima Beatriz. O objetivo é despertar em crianças e jovens o interesse pela leitura e pela arte através da mescla entre narração, teatro e bonecos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (79) 3179-1965 ou biafa@cultura.se.gov.br.

A biblioteca fica localizada na rua Dr. Leonardo Leite S/N – 13 de Julho, anexo à Biblioteca Epifânio Dória.

Confira abaixo a programação completa:

- 6 a 8 de novembro – Contação de História com a turma da Biblioteca

Horário: 9h e 15 horas

- 10 de novembro – das 8h às 12h

Módulo I - Contando histórias para bebês – Do ventre aos anos iniciais. A importância e a forma de contar uma história para crianças pequenas – Musicalização na Educação Infantil.

- 12 a 14 de novembro – Semana da Música

Brincando com cantigas de rodas e músicas infantis

Horário: 9h e 15 horas

- 19 a 23 de novembro – Semana Consciência Negra

Emília e Visconde contam Rei Zumbi (teatro de fantoches)

Horário: 9h e 15 horas

Mini Oficinas: A arte de contar histórias pra quem quiser ouvir

Ministrante: Grupo Hannah de Contadores de Histórias

- 24 de novembro – das 8h às 12h

Módulo II - Minha vida é uma história – Resgate histórico e cultural do contador que existe em nós. A mais bela história é a nossa. Como ser um bom contador de histórias. Adultos também ouvem histórias, como abordar esse público.

- 1 de dezembro – das 8h às 12h

Módulo III - A literatura oral no contexto pedagógico - O professor e a contação de histórias - Oralidade, gestualidade e musicalidade- Técnicas e recursos utilizados na “hora da história”.

Beijos

@conversinhadmae

Fonte: Ascom Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário