segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Escovação: o quanto antes melhor

Antes mesmo de os primeiros dentinhos despontarem e arrancarem suspiros de admiração de mamães, papais, vovôs e vovós, é importante o cuidado com a dentição da criança. A limpeza deve ser feita a cada alimentação, mesmo quando o bebê ainda se alimenta apenas com o leite materno. Especialistas dizem que a escovação dos dentes tem importância desde os primeiros meses.

O coordenador do Programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, disse que algumas dicas simples podem evitar o aparecimento de cáries, como o uso de creme dental com flúor e criar o hábito de limpar os dentes após a amamentação noturna. Segundo ele, é fundamental a escovação desde o aparecimento dos primeiros dentes de leite. O especialista disse ainda que a higienização dos dentes dos bebês não precisa ser feita necessariamente com a escova de dente, mas pode ser realizada com um pedaço de pano limpo, como uma fraldinha.

Pucca explicou que os dentes de leite devem ser higienizados. Isso porque muita gente acha que porque eles serão trocados não são importantes. “Esses primeiros dentes ajudam na mastigação e mantêm o espaço dos dentes permanentes.  Os dentes de leite previnem, inclusive, possíveis problemas de oclusão e podem evitar que a criança tenha que usar aparelhos ortodônticos. Os primeiros dentes são fundamentais para a saúde bucal das crianças”, destacou.
Ao contrário do que muitas vezes a gente pensa, o uso de creme dental com flúor é o ideal. Ele disse que não recomenda pasta de dente sem flúor. “Mas é bom monitorar para que a criança não acabe ingerindo a pasta rotineiramente”, alertou. Gilberto Pucca disse que outro cuidado que os pais devem ter é com a mamadeira noturna e o uso do açúcar, que deve ser evitado para não danificar os dentes da criança. Segundo ele, o leite de vaca, líquido ou em pó, tem açúcar natural e não precisa ser adoçado com açúcar ou achocolatado.

“É um erro amamentar a criança à noite e deixá-la dormir sem limpar os dentes. A cárie pode surgir assim que os dentes aparecem. Quando a primeira superfície do dente aparece, já está exposta a agressão externa, portanto, aquele pequeno pedaço já deve ser higienizado”, esclareceu. A pesquisa de Saúde Bucal de 2010 mostrou que 44% das crianças aos 12 anos estão livres de cáries. Em 2003 esse percentual era de 32%. Os resultados revelam os avanços no cuidado à saúde bucal infantil. Por isso não se pode descuidar para que essa conquista seja perdida.

Beijos

@conversinhadmae

Com informações da Ascom do Ministério da Saúde

Um comentário:

  1. muito legal o blog!!
    tenho uma loja online de produtos infantis e o blog tbm... dá uma olhadinha, quando tiver um tempinho :)

    www.osapoeaprincesa.com.br
    www.blogosapoeaprincesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir