terça-feira, 7 de agosto de 2012

Grávida e com um sorriso lindo

A gravidez é um período em que a futura mamãe tem um monte de coisas pra se preocupar. É o pré-natal, é enxoval, quarto do bebê, escolher o nome, além de lidar com todas as mudanças que vão acontecendo em seu corpo ao longo das 40 semanas de gestação. Em meio a tudo isso tem mais uma coisinha que a gente que está esperando um bebê não pode esquecer: a saúde bucal.

Momento confessionário: admito que não tenho dado muita atenção a isso. Ainda não fui ao dentista, embora saiba a importância que isso tem nesse período em que o corpo como um todo passa por tantas mudanças. Pra ver se tinha um tratamento de choque, chamei uma amiga minha, Rosa Alina Oliveira, que também está grávida e é dentista, para falar um pouco sobre a importância de cuidados especiais com os dentes nesse período.

Segundo ela, as alterações hormonais que acontecem durante a gravidez aumentam o risco de gengivite, pois tornam a gengiva mais sensível à ação dos microorganismos presentes na placa bacteriana. A placa consiste em um filme viscoso e esbranquiçado, cheio de bactérias, que se forma constantemente sobre os dentes e que é a causadora da inflamação gengival e da cárie.

Rosa: "Ao descobrir que está grávida, o ideal é fazer
uma consulta ao dentista para o acompanhamento da saúde oral
Aliado à mudança hormonal, a vontade repentina de comer doces e alimentos fora de hora, o enjoo durante a higienização bucal e a ingestão de alimentos com mais frequência também contribuem para o aparecimento dessas alterações. Ao descobrir que está grávida, o ideal é fazer uma consulta com um dentista para o acompanhamento da saúde oral da mãe, realizar os procedimentos que forem necessários e possíveis, e receber todas as orientações de higiene para com ela e com o novo bebê.

Rosa disse que alguns tratamentos podem ser adiados até o nascimento do bebê e outros, como o raio X, precisam ser evitados, principalmente no primeiro trimestre da gravidez. Existem medicamentos e anestésicos específicos para esse estado da mulher e seu dentista saberá usá-los da melhor forma.

A dentista passou algumas dicas para manter sua saúde bucal durante a gravidez. Lá vão:

- Escove os dentes após as refeições e lanches, use o fio dental pelo menos uma vez ao dia, mesmo que exista um acentuado sangramento da gengiva; Lembre-se que a placa é a principal causadora da gengivite e da cárie, não a gravidez, e por isso a higienização é o mais importante. O sangramento é o sinal da inflamação: preste atenção onde ele se localiza e reforce a higiene nesse local.

- Invista em uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, principalmente A, C e D; em minerais, como cálcio e fosfato, e em proteínas, evitando os alimentos ricos em açúcar e carboidratos.

- Faça visitas regulares ao dentista.

Rosinha, muito obrigada pela colaboração. Espero que tenham gostado. Caso queiram, passem sugestões de posts para o blog para o email conversinhademae@gmail.com.

Beijos

@conversinhadmae

Um comentário: