quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Atualização: é só até sexta


Mamães e papais vocês não podem esquecer. A campanha para atualização da caderneta infantil das crianças menores de cinco anos segue até esta sexta-feira, dia 24. A expectativa do Ministério da Saúde é que 14,1 milhões de crianças na faixa etária atendida compareçam a um dos 34 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a caderneta de vacinação seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada.

O objetivo da ação do MS é diminuir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis, bem como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. Durante essa campanha de atualização estão disponíveis todas as vacinas do calendário básico da criança: BCG, hepatite B, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Duas novas vacinas passam a fazer parte do calendário básico vacinal a partir desta campanha: a pentavalente e a VIP. Apesar de tantas vacinas, somente as crianças que não estão com o calendário em dia irão receber doses delas. Outra novidade trazida pela campanha de atualização das vacinas é a oferta de suplemento de vitamina A às crianças menores de cinco anos que vivem nas regiões Norte, Nordeste e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. Essa medida faz parte do Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio desde ano e que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.

Veja abaixo com fica agora o calendário de vacinação infantil:
Beijos

@conversinhadmae

Nenhum comentário:

Postar um comentário