quarta-feira, 13 de junho de 2012

Gotinha para nossos super-herois



Sábado é dia de levar a criançada para tomar gotinha. É que tem início a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Até o dia 6 de julho, crianças com até cinco anos incompletos devem tomar a primeira dose da vacina. Este ano, a novidade é que na segunda fase da campanha ocorrerá a Campanha Nacional de Multivacinação. Em agosto, todas as crianças nessa faixa etária devem voltar aos postos levando o cartão de vacinação. O documento será avaliado para que a criança receba as doses de qualquer vacina que estiver em atraso.

Outra novidade no combate à pólio introduzida este ano é a vacina injetável com vírus inativado, que já era usada em outros países que erradicaram a doença. Essa forma será aplicada a partir do segundo semestre nas crianças que estiverem começando o calendário básico de vacinação. As doses devem ser aplicadas aos dois e aos quatro meses de idade.

Aqui para Sergipe foram disponibilizadas 260 mil doses da vacina. A meta é vacinar 164.852 crianças, o que corresponde a 95% da população infantil na faixa etária até os cinco anos, que é de 173.529.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é considerada erradicada no Brasil desde o início dos anos 1990. O último caso registrado no país foi em 1989 e no continente americano em 1991, no Peru. Segundo o Ministério da Saúde, o vírus da doença continua circulando em 25 países da África e do Sudeste asiático, com os últimos surtos registrados, até 2009, na Nigéria, no Congo, em Myanmar, no Niger, Camboja e na Indonésia. A poliomielite é considerada endêmica na Nigéria, Índia, no Paquistão e Afeganistão.

Então, mamães, papais, tios, tias e vovôs e vovós: não podem esquecer. Sábado o primeiro compromisso do dia é levar os pequenos aos postos de vacinação e deixar nossos pequenos herois prontos para enfrentar o dia a dia com muita saúde.

Beijos

@conversinhadmae

Nenhum comentário:

Postar um comentário