segunda-feira, 11 de junho de 2012

Crianças vão receber vitamina A


Além da gotinha contra a pólio, crianças de seis meses a cinco anos vão receber a primeira dose do suplemento de Vitamina A em agosto, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde. A medida faz parte da ação Brasil Carinhoso, lançada no último mês de maio pelo governo federa.

Estima-se que, no Brasil, atualmente, cerca de 20% das crianças nessa faixa etária sofram com a falta da vitamina. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a alimentação pobre em vitamina A pode vários problemas de saúde, inclusive cegueira, diarreia, infecções, problemas respiratório, além de reduzir a defesa do organismo das crianças.

Vários alimentos contêm a vitamina A. Uma alimentação baseada neles pode contribuir para diminuir essa carência. Entre esses alimentos estão a abóbora, cenoura e frutas como mamão, goiaba, manga, pequi e buriti. Outros alimentos como fígado de boi e de galinha e verduras como agrião, brócolis, couve e o almeirão também são ricos em vitamina A.

A orientação é que os cuidados com a alimentação saudável das crianças comecem antes mesmo de elas nascerem. Ainda na gravidez é fundamental que a mãe coma esse tipo de alimento, para que as crianças vão se acostumando ao sabor deles.

A vitamina A será distribuída gratuitamente em todo o Brasil nas Unidades Básicas de Saúde. A deficiência da vitamina pode ser combatida com duas grandes doses duas vezes ao ano. Por isso, a orientação do Ministério da Saúde é que os pais levem os filhos durante a campanha de vacinação contra a pólio para tomar a primeira dose. A segunda será aplicada depois de seis meses.

Beijos

@conversinhadmae

Com informações do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário