sábado, 19 de maio de 2012

Rotary inicia projeto de incentivo à leitura


O Rotary Club Aracaju/Jardins deu início hoje (16/05) ao “Projeto Leitura Cidadã”, que visa incentivar e desenvolver o hábito da leitura entre os estudantes da Escola Estadual Juscelino Kubitscheck, no bairro Coroa do Meio. A iniciativa consiste numa rodada semanal de leitura de livros infantis e distribuição de revistas em quadrinhos, tudo com a intenção de fomentar o gosto pela leitura.

“Sabemos que entre os estudantes brasileiros existe uma grande dificuldade na leitura, problema que se agrava na escola pública. E essa deficiência acaba influenciando negativamente o desempenho nas outras matérias, já que o aluno não consegue compreender os conteúdos. Então a ideia é estimular a leitura através dos gibis, um jeito divertido e que consegue atrair a criançada. O Rotary Aracaju Jardins está de parabéns por viabilizar uma iniciativa como esta”, disse o jornalista Max Augusto, rotariano que coordena o projeto.


Inicialmente o projeto está sendo realizado com estudantes do 3º ano, na turma comandada pela professora Jane Santos, que ficou satisfeita com a iniciativa. “Eu mesmo adoro as revistinhas. As crianças gostaram muito e eu fiquei muito feliz em saber que minha turma foi a escolhida para um projeto tão interessante. Espero que tenha continuidade”, disse a professora.
A direção do Rotary espera que despertando o gosto pela leitura a criançada possa depois evoluir para livros mais complexos, assim que fiquem mais velhos. “Esperamos contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e que compreendam melhor o mundo em que vivem. Afinal, como disse Monteiro Lobato, um país se faz com homens e com livros”, disse Max Augusto, que também convidou interessados em participar do projeto, para que a iniciativa possa ser ampliada.

Antes mesmo de estar lendo direito, minha filha Beatriz já tinha um fascínio muito grande pelas histórias em quadrinho. Lembro que quando ela ainda nem sabia ler pegava os gibis e ficava, através das figuras, inventando a própria história. Creio, não, tenho certeza que isso foi fundamental para que desenvolvesse a leitura dela que hoje, aos cinco anos, já lê com uma fluência impressionante e pra onde quer que vá carrega consigo um gibizinho. Tudo passa pelo estímulo.

Quem quiser colaborar, basta juntar algumas revistinhas em quadrinhos e entrar em contato com o Conversinha de Mãe pelo email conversinhademae@gmail.com que a gente indica como fazer a entrega.

Fica então essa dica. Vamos participar?

Beijos

@conversinhadmae

Um comentário:

  1. Adoro o seu blog,sempre estou por aki vendo as novidades,já to te seguindo...bjus
    e ótima semana =)

    http://simony-fragoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir